O renomado violonista e arranjador Daniel Murray estará em São João da Boa Vista para apresentar o show do seu mais recente álbum, intitulado “Universo Musical de Egberto Gismonti”. Com realização da Prefeitura, por meio do Departamento de Cultura e do Governo do Estado de São Paulo, o evento acontece no sábado (3), no Teatro Profª. Lucila Martarello Astolpho, localizado na Cidade das Artes. A apresentação começa às 20h e tem investimento do Programa de Ação Cultural (ProAc). A entrada será gratuita e não há necessidade de retirar ingressos.
O CD “Universo Musical de Egberto Gismonti” conta com a produção musical do próprio Gismonti e traz Daniel Murray interpretando e recriando as complexas e ricas melodias, harmonias e polirritmias em violão solo. O repertório inclui obras como “Água e vinho”, “Palhaço”, “Maracatu” e “Memória e fado”, que ganham uma visão particular que vai além da simples transcrição fiel.
“Um dos maiores violonistas do País trazendo o seu trabalho para toda a população de São João da Boa Vista. E tudo isso de forma gratuita! Vai ser um espetáculo belíssimo, e estão todos convidados”, comentou o diretor Tarcísio Munhoz.
Egberto Gismonti, o compositor e multi-instrumentista homenageado, expressou sua admiração pelo trabalho de Daniel Murray: “Venho falar de Daniel Murray. Um grande amigo que vem me surpreendendo com o passar dos anos e espero que não pare nunca mais. Se tivesse que qualificar os discos dedicados a mim em duas frases, com ‘gostei muitíssimo’ ou ‘gostei bastante’, diria desse CD dele, ‘gostei muitíssimo’. Espero que vocês percebam que Daniel é como pessoa, como amigo, é como musicista. Levar a música dele para casa é levar um pouco de alegria, de felicidade, de esperança.”
Daniel Murray, considerado um dos mais talentosos violonistas brasileiros, também é compositor e arranjador. Desde 1998, ele desenvolve uma carreira ativa, se apresentando no Brasil, América Latina e Europa. Ele explica a sua abordagem musical: “Somos influenciados por algo trazido de fora, mas acabamos por fazer à nossa maneira e passamos a inspirar aqueles que nos influenciaram”. Em suas apresentações, além dos shows, ele também realiza workshops e transmissões ao vivo para divulgar o álbum “Universo Musical de Egberto Gismonti”, seu sétimo CD solo, que reúne o repertório do renomado compositor brasileiro.
O CD, lançado em 2019, é uma parceria entre o selo Carmo, de Gismonti, e a lendária gravadora alemã ECM, de Manfred Eicher. Daniel destaca a importância de Egberto Gismonti em sua trajetória: “Egberto representa a possibilidade de ser livre e criar de forma constante e intensa seu próprio caminho. Acredito que nesse sentido seja um exemplo para qualquer brasileiro”.