Quinta-feira, Maio 30, 2024

Biografia de Ir. Clemente: Uma Jornada de Fé, Serviço e Devoção

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael trabalha na redação do Fala São João desde sua fundação em 2012. Nos anos seguintes, ele liderou o setor de marketing da empresa e publicou mais de 4.000 artigos — um mix de notícias de última hora, notícias policiais, notícias políticas e muito mais.

Consagração do Santíssimo Redentor – Província Nossa Senhora Aparecida

IRMÃO CLEMENTE C.Ss.R.
(WALDEMAR ÚRSULA DE JESUS) *21.10.1933 +20.02.2024

Nasceu no dia 21 de outubro de 1933, na cidade de Itabira/MG. Seus pais: Ângelo Juscelino de Jesus e Joana Diogo dos Santos; tiveram oito filhos. Foi batizado no dia 18 de fevereiro de 1934, na Paróquia do Rosário, em Itabira e recebeu o nome de Waldemar Úrsula de Jesus. Desde criança, possuía a virtude da alegria e da simpatia, apesar da escassez de estudos do seu tempo, cursou o ensino primário na cidade Barão de Cocais/MG.

Na juventude, era apaixonado por esporte, chegou a ser técnico do clube de futebol da sua cidade. Para o jovem rapaz, o tempo era precioso, trabalhou como metalúrgico na Companhia Brasileira de Usinas Metalúrgicas (CBUM, atual Gerdau) e aprendeu o ofício de alfaiataria. Sua vocação para a Vida Religiosa Consagrada surgiu aos 15 anos, nessa época era acólito do Pe. Efraim Solano Rocha, recém ordenado sacerdote, que o incentivou a ser religioso irmão, assim ele disse: “Waldemar, por que você não fica religioso como Irmão Consagrado?”. Sem saber direito o que era, aceitou o convite do Pe. Efraim, mas não foi possível ir para o seminário naquele ano, pois a sua irmã Terezinha havia falecido aos 17 anos, e seus pais precisavam de apoio; seu irmão Benedito tinha conseguido um trabalho em Belo Horizonte/MG.

Waldemar tinha uma espiritualidade aguçada, aos 30 anos de idade, lendo o livro “Imitação de Cristo”, capítulo 25, sentiu o forte apelo de Jesus para se consagrar totalmente a sua vida. Dias depois, recebeu o exemplar do “Almanaque de Nossa Senhora Aparecida – Ecos Marianos”, e encontrou uma propaganda do Seminário São Geraldo para formação de Irmãos Missionários Redentoristas. Escreveu para o padre diretor, que aceitou sua entrada para o seminário. Aos 31 anos de idade, no dia 28 de setembro de 1964 deixou sua amada terra Barão de Cocais onde morava com a família e seguiu para Aparecida/SP. Ele mesmo contava: “Quando cheguei em Aparecida foi o Pe. Vítor Coelho de Almeida que me atendeu na Rádio Aparecida e telefonou para o Padre diretor do Seminário, para onde eu deveria ir”.

Entrou no Seminário São Geraldo no dia 29 de setembro de 1964, onde passou dois anos no aspirantado e exerceu o ofício de alfaiate. Depois fez o postulantado na Penha/SP e o Noviciado em Tietê/SP no ano de 1967. Sua Primeira Profissão Religiosa na Congregação do Santíssimo Redentor foi no dia 02 de fevereiro de 1968, recebeu o nome de Irmão Clemente. Emitiu a Profissão Perpétua e o Voto de Perseverança como Missionário Redentorista no dia 02 de agosto de 1977.

Ir. Clemente viveu sua vida consagrada dedicada a Deus e aos trabalhos na Congregação Redentorista, era um missionário sempre disponível e alegre. Era apaixonado pelos motetos da Semana Santa, não só gostava de ouvir, mas também cantava com seu vozeirão lírico. Após sua profissão religiosa foi transferido para o Seminário São Geraldo no Potim/SP e exerceu o ofício de alfaiataria confeccionando batinas para os confrades e ensinando a profissão para os seminaristas estudantes; lá ele permaneceu de 1968 a 1974.

De 1975 a 1987, residiu na Comunidade Redentorista do Santuário de Aparecida, cuidou com muito zelo da Imagem Original de Nossa Senhora Aparecida, acolhia com entusiasmo os peregrinos e colaborou como Sacristão na Basílica Histórica. De 1988 a 1997, morou em Araraquara/SP, trabalhou como Sacristão na Igreja Santa Cruz, fabricou velas e sempre prestativo às necessidades da Comunidade. De 1998 a 2005, o Ir. Clemente voltou residir em Aparecida no Convento Novo, foi Sacristão no Santuário, auxiliou a Tesouraria e atento aos serviços gerais.

De 2006 a 2017, compôs a Comunidade de São João da Boa Vista/SP, onde foi Sacristão na Paróquia-Santuário do Perpétuo Socorro e auxiliando nos serviços gerais. Em 2018, retornou para Aparecida/SP residindo no Convento Novo, perto de Nossa Senhora, a quem por tantos anos serviu seus peregrinos. Com seu retorno, iniciou o tratamento de anemia e comorbidades associadas. No final do mesmo ano, sofreu uma queda da própria altura, fraturou o fêmur e a bacia; passou por duas cirurgias e acrescentou uma prótese ortopédica.

No ano seguinte (2019), após as intervenções cirúrgicas e a evolução do quadro de anemia, constatou-se a insuficiência renal, sendo necessário o início do tratamento de hemodiálise (três vezes por semana). No dia 13 de fevereiro de 2023, foi transferido para a Comunidade Irmão Bento no Potim/SP, sendo acolhido na enfermaria para continuar seu tratamento. Neste mesmo ano, no mês de agosto, após constatação médica de uma obstrução em uma veia torácica, realizou um procedimento de cateterismo na Santa Casa de Lorena/SP.

Já no início de 2024, sentindo fortes dores no quadril, passou pelo ortopedista que, após análise de exames, concluiu mais uma vez o agravamento da doença reumática e foi encaminhado ao pronto-atendimento do Hospital Frei Galvão para

investigar uma possível infecção. Após a realização de vários exames, diagnosticou-se uma infecção abdominal (intestino e peritônio). A infecção demostrou-se resistente ao primeiro antibiótico administrado pela equipe médica.

Após ter enfrentado o seu Calvário, diante de tantas dores e do AVC, mas sempre com sorriso no rosto, Irmão Clemente faleceu na tarde do dia 20 de fevereiro, às 17h22m., no hospital Frei Galvão, em Guaratinguetá/SP. Ele tinha 90 anos de idade e 56 anos de Vida Religiosa. Eis aí um verdadeiro Missionário Redentorista, exemplo de superação, alegria, fé e de consagrado. No Céu, ele vai compor o coral dos Santos e cantará com seu vozeirão lírico o “Salve Regina”, rogando à Bem-Aventurada Virgem Maria, para que seus confrades sejam perseverantes como Redentorista assim como ele foi. Dai-lhe Senhor o descanso eterno. E que a luz perpétua o ilumine. Descanse em paz. Amém.

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

Abertas as Inscrições para Rainha da Eapic

Abertas as Inscrições para Rainha da Eapic As inscrições para o concurso de escolha da Rainha, Princesa e Madrinha da...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -