Sexta-feira, Julho 12, 2024

Arte Ziriguidum prepara exposição ‘Produto Disruptivo’

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael trabalha na redação do Fala São João desde sua fundação em 2012. Nos anos seguintes, ele liderou o setor de marketing da empresa e publicou mais de 4.000 artigos — um mix de notícias de última hora, notícias policiais, notícias políticas e muito mais.

Arte Ziriguidum está se preparando para apresentar a exposição da artista plástica Dalmoni Lydijusse entre os dias 13 de maio a 13 de julho de 2021.   

Foi escolhida para curadora do processo de montagem de Produto Disruptivo, a arquiteta urbanista, mestre e doutora na PUC Poços, Esther Cervini.   

A exposição PRODUTO DISRUPTIVO exibe a fase criativa da artista plástica Dalmoni Lydijusse neste momento de retomada ao seu processo de criação, absorvido nos últimos tempos pela rotina de aulas e intermediação dos processos de outros.   

O TÍTULO  

O termo disruptivo se tornou um conceito atribuído a empresas, tecnologias e mercados, e está diretamente associado às novidades que transformam. O termo sobretudo, diz respeito a processos que impactaram e transformaram hábitos. A palavra disrupção tem sido amplamente utilizada nas conversas sobre inovação. Assim, se tomou para este projeto a palavra disruptiva, para pessoas disruptivas, aquelas capazes de propor inovações em patamares totalmente diferentes.  

A EXPOSIÇÃO  

As pinturas são nove retratos, e também, nove textos escritos pelas pessoas retratadas. Foi pedido a elas para que escrevessem sobre o que pensavam ou sentiam, da experiência de estar sendo observada. Cada depoimento impresso em tela do mesmo tamanho da pintura, será exibido ao lado com associações ocorridas durante o processo de estar imóvel.   

Ao considerar estas duas imagens dadas, a pintura e a escrita, a obra está oferecendo um enigma. Em que medida se apreende o que pensa ou sente, da pessoa que se permitiu ser retratada?   

A experiência subjetiva desse encontro das duas linguagens, a leitura da imagem, mais a leitura do texto, surpreende, altera, ou corresponde, a experiência da imaginação.  Assim, a relação que se estabelece na apreciação estética, neste sentido está sendo cocriada, os retratados atuam e são coprodutores da exposição.  

PESSOAS RETRATADAS  

Para as nove pinturas em tinta acrílica sobre tela, a artista chamou pessoas que admira pela singularidade de suas histórias e que alteraram a sua: Carol Coutinho é psicóloga, analista institucional, esquizoanalista e psicanalista; Carol Sanchez era doutora e mestre em medicina veterinária; Pedro Cezar é músico, produtor e gestor cultural; Tita – Maria José de Souza é pesquisadora na área de humanas; Beatriz Sales da Silva é pedagoga, doutora e mestre em educação; Tomiko Born é assistente social, referência no país em gerontologia; Rafael Zanetti é estudante de arquitetura e urbanismo; e Teresa Mesquita é educadora.  

LIVES 

Durante as quartas e quintas-feiras do mês de maio, às 20h, haverá um bate-papo pelo Instagram do Arte Ziriguidum @arteziriguidum, com Dalmoni entrevistando além das pessoas que participaram, a curadora Esther Cervini e o psicanalista Celso Patelli.    

A PROPOSTA 

Além da manutenção do espaço, a exposição pretende ser um meio que proporcione experiências transformadoras, para que as pessoas se sintam instigadas a imaginar e confiar em suas ideias. Ainda mais neste momento tão importante que o país e o mundo atravessam. Desde março de 2020 a maior parte das ações desenvolvidas no espaço do Arte Ziriguidum foram interrompidas devido à pandemia.   

É uma forma de proporcionar novamente as possibilidades de encontro com a arte, contribuindo com as relações humanas, já que as artes plásticas sempre foram ferramentas de acesso ao diálogo, sensibilizando individualmente as pessoas que passam a ter contato com ela.   

Ao mesmo tempo em que há o fortalecimento da produção artística da cidade, impactando a cadeia produtiva da cultura como um todo.  

A proposta está sendo executada com recursos da Lei Aldir Blanc no âmbito do estado de Minas Gerais, Edital LAB nº 15/2020 – Seleção de Espaços Culturais de Apresentação Artística, conta com o apoio financeiro da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Governo Federal, através da Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo, em produção conjunta do Arte Ziriguidum e da Carvalho Agência Cultural.   

A visita à exposição funcionará mediante agendamento com horário marcado, devido às medidas de combate e prevenção à Covid-19.   

SERVIÇO  

Exposição Produto Disruptivo de Dalmoni Lydijusse  

Visitas sob agendamento. Gratuito e aberto ao público.   
Período: 13 de maio a 13 de julho de 2021  
Horário: 13:30 às 18h de segunda à sexta, fins de semana sob consulta  
Local: Arte Ziriguidum – Rua Ouro Preto, nº 102, Centro, Poços de Caldas  
Agende seu horário: (35) 99194-3534 / (35) 3715-3534   
Saiba mais: linktr.ee/arteziriguidum 

 * Fotos de divulgação são de autoria de Maria Blasi

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Jaime Splettstöser é empossado na Academia de Letras de São João da Boa Vista

Historiador meticuloso e incansável, Jaime Splettstöser Júnior foi empossado sábado (6 de junho) na Academia de Letras de São...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -