Quarta-feira, Novembro 12, 2025

Alunos do IFSP São João e da UNESP participam da Latin American Space Challenge 2025

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador e responsável pelo Jornal Fala São João, presente desde sua criação em 2012. Com uma atuação destacada no jornalismo, Rafael já publicou mais de 6.000 artigos, cobrindo uma ampla gama de assuntos, como notícias de última hora, ocorrências policiais e análises políticas, sempre comprometido em informar e conectar a comunidade de São João da Boa Vista e região.

Entre os dias 5 e 8 de novembro de 2025, estudantes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e da Universidade Estadual Paulista (UNESP) representaram São João da Boa Vista em um dos maiores eventos de tecnologia e inovação aeroespacial do mundo — a Latin American Space Challenge 2025 (LASC), considerada a segunda maior competição de foguetes do planeta.

Os alunos Adriano César de Sousa Pereira (Engenharia de Controle e Automação – IFSP/SBV) e Thiago Bortolucci (Engenharia Eletrônica – IFSP/SPO) integraram a equipe que desenvolveu um satélite acadêmico do tipo “Cansat”, utilizado como carga útil de um foguete com apogeu de 1 km, produzido por estudantes da equipe VORTEX Rocket Design, da UNESP São João da Boa Vista.

Inovação e pesquisa brasileira em destaque

O projeto teve como principal objetivo validar um subsistema de potência para satélite, desenvolvido pelos próprios alunos, baseado em baterias de íon de sódio, uma tecnologia sustentável e de alto desempenho que pode representar uma alternativa nacional às baterias de íon de lítio.

Além disso, o Cansat contou com um algoritmo de navegação inercial tolerante a falhas, demonstrando o nível avançado da pesquisa dos estudantes na área de engenharia aeroespacial, eletrônica embarcada e sistemas autônomos.

Os alunos do IFSP também tiveram participação essencial na parte de aviônica do foguete da VORTEX, auxiliando no desenvolvimento da placa responsável pela integração e controle dos sistemas de bordo.

Parcerias e apoio tecnológico

O projeto contou com o patrocínio da ST Microelectronics, referência mundial em semicondutores, além de recursos próprios dos estudantes e o apoio técnico e estrutural dos campi do IFSP (São João e São Paulo) e da UNESP de São João da Boa Vista, que disponibilizaram laboratórios, equipamentos e suporte de professores e pesquisadores.

A presença das equipes na LASC reforça o potencial da região na área de inovação tecnológica, pesquisa científica e formação de engenheiros altamente capacitados, destacando o interior paulista no cenário espacial e educacional brasileiro.

Saiba mais sobre o projeto e acompanhe as atualizações:

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

Defesa Civil inicia demolição parcial de imóvel na Rua Campos Salles em São João da Boa Vista

Estrutura apresenta risco de desabamento e ameaça o leito do córrego São João; ação é emergencial e visa garantir...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -