Entre os dias 5 e 8 de novembro de 2025, estudantes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e da Universidade Estadual Paulista (UNESP) representaram São João da Boa Vista em um dos maiores eventos de tecnologia e inovação aeroespacial do mundo — a Latin American Space Challenge 2025 (LASC), considerada a segunda maior competição de foguetes do planeta.
Os alunos Adriano César de Sousa Pereira (Engenharia de Controle e Automação – IFSP/SBV) e Thiago Bortolucci (Engenharia Eletrônica – IFSP/SPO) integraram a equipe que desenvolveu um satélite acadêmico do tipo “Cansat”, utilizado como carga útil de um foguete com apogeu de 1 km, produzido por estudantes da equipe VORTEX Rocket Design, da UNESP São João da Boa Vista.
Inovação e pesquisa brasileira em destaque
O projeto teve como principal objetivo validar um subsistema de potência para satélite, desenvolvido pelos próprios alunos, baseado em baterias de íon de sódio, uma tecnologia sustentável e de alto desempenho que pode representar uma alternativa nacional às baterias de íon de lítio.
Além disso, o Cansat contou com um algoritmo de navegação inercial tolerante a falhas, demonstrando o nível avançado da pesquisa dos estudantes na área de engenharia aeroespacial, eletrônica embarcada e sistemas autônomos.
Os alunos do IFSP também tiveram participação essencial na parte de aviônica do foguete da VORTEX, auxiliando no desenvolvimento da placa responsável pela integração e controle dos sistemas de bordo.
Parcerias e apoio tecnológico
O projeto contou com o patrocínio da ST Microelectronics, referência mundial em semicondutores, além de recursos próprios dos estudantes e o apoio técnico e estrutural dos campi do IFSP (São João e São Paulo) e da UNESP de São João da Boa Vista, que disponibilizaram laboratórios, equipamentos e suporte de professores e pesquisadores.

A presença das equipes na LASC reforça o potencial da região na área de inovação tecnológica, pesquisa científica e formação de engenheiros altamente capacitados, destacando o interior paulista no cenário espacial e educacional brasileiro.