Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Apresentação teatral busca interação em espetáculo poético e cheio de metáforas

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador do blog Fala São João, onde atua desde sua criação em 2012. Ao longo dos anos, ele publicou mais de 5.000 artigos sobre uma ampla gama de temas, incluindo notícias de última hora, acontecimentos policiais e questões políticas, entre outros.

O Departamento de Cultura da Prefeitura de São João, em parceria com a atriz e palhaça, Priscila Jácomo, apresenta o espetáculo “Cuidado Frágil”, no dia 29 (domingo), no teatro da Estação das Artes (Praça Rui Barbosa, nº 41 – Centro), a partir das 16h.

O projeto foi contemplado pelo Proac e será gratuito, com a retirada do ingresso com uma hora de antecedência no local do evento, contando com audiodescrição (recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência visual).

Na história, a atriz interpreta uma professora do “pré-pré-pré-curso” do ensino básico e fundamental. Seus alunos são um grupo de ovos, todos com nome e características peculiares. Numa interação com o público, esse grupo de alunos é formado pela plateia: 12 pessoas recebem um ovo fresco, dão um nome para ele e o colocam em uma pequena sala de aula. Assim começa a trama em que traz questões essencialmente humanas, com aulas sobre a vida, o amor, as relações, os afetos, as perdas, as descobertas, as frustrações e outros sentimentos diversos.

No dia 28 (sábado), a artista ministra a oficina “Aprender a Errar: a Importância do Desimportante e o Olhar do Palhaço”, também gratuita, aberta à população acima de 18 anos, a ser realizada no teatro da Estação das Artes, das 14h às 18h.

Nesta atividade, a artista vai compartilhar sua pesquisa sobre o sentido das trapalhadas para a humanidade, contar sobre seus encontros com “bobos e bobas sagradas”, de diferentes povos indígenas e revelar o quão importante pode ser um tropeção.

A oficina é indicada para qualquer pessoa interessada em viver um bom encontro com seus “desajustes”. A oficina tem vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas através do email priscilabjacomo@gmail.com.

Sobre a apresentação, Priscila destaca que “trata-se de uma pesquisa inédita na linguagem do palhaço, do improviso e da interação com a plateia, com um espetáculo poético e cheio de metáforas. “Ovos que não se cabem e precisam virar outra coisa, representam pessoas que crescem e se transformam”.

“O encontro com a plateia e o improviso definem o espetáculo”, frisa a atriz. “Há uma busca por uma autenticidade e verdade na relação com o público de forma a criar uma peça em que o espectador é o terceiro criador. Com isso, se torna algo não somente para ser visto, observado e apreciado, mas algo a ser experimentado, vivido e compartilhado, como a vida. Um teatro que se cria no ato da criação”, destaca.

Priscila Jácomo é palhaça, atriz e dramaturga. Participa do projeto “Palhaça Cacica do Povo Parrir” e “Aprender a Errar: a Importância do Desimportante e o Olhar do Palhaço”, que promove o encontro de palhaças e palhaços da cidade com “fazedores de riso” dos povos indígenas. Dirigiu, junto com Melquior Brito, os documentários “A Alegria da Terra” e “O Riso da Mata”. É mestranda em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades pela FFLCH-USP e pesquisa o sentido das trapalhadas e dos seres atrapalhados para a humanidade.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Ação Solidária: 351 Litros de Leite Doado para a Santa Casa de São João da Boa Vista

Santa Casa de Misericórdia de São João da Boa Vista recebe doação de 351 litros de leite O provedor da...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -