Sexta-feira, Novembro 22, 2024

IPEM/SP Realiza Verificação de Taxímetros nos Táxis de São João da Boa Vista

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador do blog Fala São João, onde atua desde sua criação em 2012. Ao longo dos anos, ele publicou mais de 5.000 artigos sobre uma ampla gama de temas, incluindo notícias de última hora, acontecimentos policiais e questões políticas, entre outros.

Nesta terça e quarta-feira, 15 e 16 de outubro, técnicos do Ipem-SP estarão em São João da Boa Vista para realizar a verificação dos taxímetros dos táxis que operam na cidade.

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem/SP), autarquia do Governo do Estado, é responsável por garantir a confiança nas relações de consumo. A ação acontecerá na Avenida Professora Isette Corrêa Fontão, nº 1.443, no Jardim das Flores.

Os taxistas que não comparecerem ou atrasarem a verificação anual dos taxímetros poderão sofrer penalidades. Para a inspeção, é necessário que o taxista ou responsável pelo veículo apresente os documentos exigidos para o exercício da profissão.

Reparos ou manutenções dos taxímetros devem ser realizados por oficinas autorizadas pelo Ipem-SP. Caso um taxista seja autuado por circular com o taxímetro irregular, terá até dez dias para apresentar sua defesa ao órgão.

A verificação periódica dos taxímetros tem como objetivo garantir que o valor cobrado pelo equipamento esteja de acordo com a distância e o tempo do percurso realizado pelo veículo. Além disso, também são inspecionadas as condições dos veículos, incluindo os pneus e o taxímetro (tarifa, lacres, entre outros). Essa ação visa fortalecer a relação de confiança entre o consumidor e o poder público.

A equipe de fiscalização da regional de São Carlos será responsável pela ação.

Atenção, consumidores!

Para verificar se o taxímetro foi devidamente inspecionado pelo Ipem-SP, o consumidor deve checar a presença de um lacre amarelo, que impede a manipulação do aparelho, e do selo do Inmetro. Se o lacre estiver rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o taxímetro pode apresentar medições incorretas.

O valor da bandeira é determinado pela prefeitura de cada município. No entanto, é importante que os consumidores fiquem atentos ao horário de uso das bandeiras “um” e “dois” para evitar cobranças indevidas.

A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição para tirar dúvidas ou receber denúncias relacionadas a produtos ou serviços. O atendimento é feito pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br. Mais informações estão disponíveis no site www.ipem.sp.gov.br.

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

Ação Solidária: 351 Litros de Leite Doado para a Santa Casa de São João da Boa Vista

Santa Casa de Misericórdia de São João da Boa Vista recebe doação de 351 litros de leite O provedor da...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -