Quarta-feira, Junho 18, 2025

13ª Conferência Municipal de Assistência Social reforça compromisso com políticas públicas, cidadania e inclusão

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador e responsável pelo Jornal Fala São João, presente desde sua criação em 2012. Com uma atuação destacada no jornalismo, Rafael já publicou mais de 6.000 artigos, cobrindo uma ampla gama de assuntos, como notícias de última hora, ocorrências policiais e análises políticas, sempre comprometido em informar e conectar a comunidade de São João da Boa Vista e região.

A cidade de São João da Boa Vista foi palco, nesta terça-feira (17), da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, um evento estratégico para debater políticas públicas voltadas à proteção social, inclusão social e à construção de um país mais justo e solidário. O encontro ocorreu no Teatro da Estação das Artes e teve como tema central “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”.

O evento reuniu autoridades locais, representantes da sociedade civil e profissionais da área da assistência social, setores que são fundamentais para o desenvolvimento sustentável e para a promoção da justiça social. Participaram o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, a diretora de Assistência Social Eliane Rossi, a diretora de Trânsito e Segurança Andrea Pavani e o diretor de Desenvolvimento Econômico Vanderlei Simionato.

Planejamento público e políticas sociais eficientes

Durante a abertura, Eliane Rossi destacou a importância da conferência como instrumento participativo de definição da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) — um dos pilares da gestão pública eficiente e do planejamento estratégico municipal. “As propostas aqui debatidas serão base para as metas do próximo ano. Estamos comprometidos com políticas sociais efetivas e com o fortalecimento do SUAS”, afirmou.

Já o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), João Junio da Silva Ramos, reforçou a defesa de uma assistência universal, pública, gratuita e de qualidade, destacando a importância da cidadania ativa e da democracia participativa.

Investimento em cidadania e desenvolvimento humano

O prefeito Vanderlei Borges ressaltou o papel da assistência social na promoção da cidadania e no reconhecimento dos direitos sociais garantidos pela Constituição Federal. “Nosso desafio é grande, mas é com união que construiremos soluções eficazes para transformar a vida da população mais vulnerável”, declarou.

Inclusão social por meio da arte e cultura

Com foco na inclusão social e transformação de vidas, a programação contou com apresentações culturais de instituições que promovem o desenvolvimento humano. A Orquestra Inclusiva, com o espetáculo Batuque das Meninas, e a AEHA (Associação de Educação do Homem de Amanhã), com uma apresentação de dança, emocionaram o público e demonstraram o impacto positivo da educação social e da arte como ferramenta de inclusão.

Debate, participação popular e fortalecimento do SUAS

A conferência ainda contou com palestra da assistente social Maria Natália de Paula Corneta, que abordou os principais desafios do SUAS nos últimos 20 anos. O público foi dividido em grupos para discutir os cinco eixos temáticos, gerando propostas que foram debatidas em plenária e votadas para compor a agenda da Conferência Regional.

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

Prefeitura entrega revitalização do Espaço Cultural Luiz Gama e fortalece cultura, acessibilidade e inclusão social

Investimento público em cultura e cidadania: a Prefeitura de São João da Boa Vista concluiu a reforma completa do...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -