Na sexta-feira (27 de outubro), o Reitor da UNIFAE, Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira, e a coordenadora do curso de Fisioterapia, Profa. Dra. Vanessa Fonseca Vilas Boas, estiveram em São Paulo, no Centro de Difusão Internacional da USP, participando do Seminário “Análises e Discussões contra o Ensino a Distância (EaD) na área da Saúde”.
O evento foi organizado pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região-SP (Crefito-3), sob o comando do presidente Raphael Ferris, e requerido pelo deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE). Ele ocorreu dentro do IX Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia, realizado pela Abenfisio (Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia), de 25 a 28 de outubro. Representantes de conselhos da Psicologia e da Fonoaudiologia também participaram, além de professores de diversas instituições de ensino do país.
A intenção do encontro foi de fortalecer o debate e analisar a modalidade de ensino na área da saúde por diferentes pontos de vista, além da luta em prol da graduação 100% presencial na área da saúde. A realização do Seminário é resultado de uma audiência pública sobre o EaD na área da Saúde, que ocorreu em Brasília-DF, no mês de junho deste ano.
APOIO DA UNIFAE – O Reitor, Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira, foi convidado especial do Crefito-3 pela sua representatividade, não só na UNIFAE, mas também como conselheiro do Conselho Estadual de Educação. Em seu discurso, ele colocou o Centro Universitário à disposição dos debates e declarou sua posição contra o Ensino à Distância na área da Saúde.
“Nesse processo, não há possibilidade alguma de uma instituição como a UNIFAE concorrer com faculdades de Ensino a Distância. Mas também não queremos concorrer, porque nós optamos ser 100% presencial”, declarou o Reitor.
Ele complementou com informações das discussões no CEE-SP acerca do tema. “Levantamos constantemente essa desenfreada entrada do EaD na educação do Estado de São Paulo. Nós temos que ter uma responsabilidade na formação e o Crefito teve a oportunidade de conhecer a UNIFAE e perceber nossa preocupação com os futuros profissionais da área da saúde. Não podemos deixar, de maneira nenhuma, que o EaD prolifere. É preciso um controle muito rígido pelo Ministério da Educação na abertura de novos polos. Nós acreditamos na formação de profissionais qualificados e humanizados”, concluiu o Reitor.
Já a Profa. Dra. Vanessa Fonseca Vilas Boas levou o exemplo da Fisioterapia UNIFAE em sua palestra. Além de ter o diferencial dos cinco anos de curso, é a única da região 100% presencial.
“A UNIFAE é um lugar extremamente prazeroso e acolhedor de se trabalhar. E esse prazer e acolhimento reproduzimos para nossos alunos. Existe uma proximidade muito grande entre todos, estudantes, professores, coordenação e reitoria. Nessa luta por cursos presenciais, levamos a humanização, o toque e a prática constante, coisas que o Ensino a Distância não consegue entregar”, ressaltou a coordenadora.
A UNIFAE é uma das 30 instituições de ensino, entre 300 em todo o Estado de São Paulo, que é parceira do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo, o que abre grandes oportunidades ao aluno em cursos, oficinas e preparação para o mercado de trabalho, além da oportunidade de evolução constante para o curso de Fisioterapia em São João da Boa Vista e região.