Moradores da região de São João da Boa Vista perceberam um tremor de terra na noite da terça-feira, dia 31 de janeiro.
O fenômeno aconteceu por volta das 22 horas e 36 minutos. A magnitude foi de 3.6, e as análises do epicentro ainda estão sendo feitas. Primordialmente foi apontado como ocorrido a 10 km de profundidade, entre São Sebastião da Grama e São Roque da Fartura, Distrito de Águas da Prata.
O tremor foi sentido e relatado por pessoas de São João da Boa Vista, Vargem Grande do Sul, Divinolândia, São Sebastião da Grama, Caconde, Poços de Caldas, São Roque da Fartura e Águas da Prata.
Há relatos de janelas tremendo e barulho semelhante a um caminhão passando pela rua, e um estalido como se um vidro fino tivesse quebrado, o que é característico de abalos de baixa magnitude.
No site www.moho.iag.usp.org, que você pode acessar digitando ‘sentiu aí?’ no google, encontram-se vários depoimentos de pessoas que sentiram o tremor, e a região onde elas estavam. No twitter, o tremor foi levado na brincadeira, com mensagens sobre terremoto e fim do mundo.
Não é a primeira vez que isso ocorre. O ultimo tremor de terra foi sentido em cidades da região na manhã de 21 de setembro de 2022.
De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, o evento teve como epicentro Divinolândia e foi sentido em São João da Boa Vista, Vargem Grande do Sul e Poços de Caldas. O evento ocorreu às 5h50m54s e teve 2,6 de magnitude regional.
No dia 24 de fevereiro de 2022, um outro tremor teve São Sebastião da Grama como epicentro. Na ocasião, o abalo de 2.7 na escala Richter regional, também de baixa magnitude, ocorreu por volta das 21h.
O Tremor foi sentido em Vargem, São João, Santo Antônio do Jardim, Poços de Caldas e Espírito Santo do Pinhal.
Com informações da Gazata de Vargem
Acompanhe Para relatar tremores e acompanhar informações sobre abalos sísmicos, confira: Observatório Sismológico da UNB: http://obsis.unb.br/portalsis/ Centro de sismologia da USP: https://moho.iag.usp.br/eq/latest
- Advertisement -
Artigos Relacionados
- Advertisement -