As equipes de Tráfego e de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) da Renovias, participaram na noite desta terça-feira (9), de um simulado realístico de acidente envolvendo múltiplas vítimas. A atividade simulada aconteceu nas dependências do Centro Universitário de Espírito Santo do Pinhal (Unipinhal) e contou com a participação de alunos do 7º semestre do curso de Enfermagem, além de equipes do SAMU, Corpo de Bombeiros e de uma funerária.
A atividade foi acompanhada por um público de mais de 400 pessoas, simulando um atropelamento de pedestre seguido de capotamento de veículo. Além da vítima atropelada (fatal), outras quatro vítimas que estavam no veículo não faziam uso de cinto de segurança e, uma delas, chegou a ser ejetada para fora do carro.
‘O simulado realístico é sempre muito impactante para quem assiste e sempre muito útil para as equipes que trabalham no atendimento, para o aperfeiçoamento constante das ações. Neste simulado, especificamente, pudemos impactar o público jovem (estudantes universitários), levando alertas importantes sobre a importância de só atravessar rodovias em passarelas, sobre utilizar o cinto de segurança – inclusive no banco traseiro – e sobre seguir as leis de trânsito para trafegar com segurança’, ressaltou o coordenador de tráfego, Alexandre Bueno.
Durante o simulado, foram utilizadas técnicas de desencarceramento com equipamentos modernos que agilizam o trabalho das equipes de resgate e aumento as chances de salvamento das vítimas.
‘O principal em um simulado como este é o aprimoramento do trabalho em equipe. Trabalhando conjuntamente e de forma sincronizada, temos ótimos resultados’, completou o médico coordenador de APH, Eli Paulo Colombo Filho.