Quinta-feira, Novembro 14, 2024

Silvia Maria Bastos Junqueira lançou seu 1º livro sobre São João Batista 

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador do blog Fala São João, onde atua desde sua criação em 2012. Ao longo dos anos, ele publicou mais de 5.000 artigos sobre uma ampla gama de temas, incluindo notícias de última hora, acontecimentos policiais e questões políticas, entre outros.

A artista plástica e especialista em restauração de arte sacra, Silvia Maria Bastos Junqueira, realizou o lançamento de seu primeiro livro, “Origem SÃO JOÃO BATISTA – a restauração”, na sede da Academia de Letras de São João da Boa Vista, localizada na Estação das Artes João Roberto Simões, no dia 09 de novembro, às 19h.

A ideia do livro surgiu após a conclusão de seu trabalho acadêmico no curso de especialização em Conservação e Restauração em Arte Sacra, no qual Silvia restaurou uma escultura de São João Batista, que chegou à cidade há pelo menos 150 anos e passou por diversas intervenções ao longo do tempo.

A autoria da imagem foi atribuída ao escultor baiano Manoel Inácio da Costa (Cairu, 1763 – Salvador, 1857), pelo historiador e arquiteto Antonio Carlos Lorette. “Este projeto, que se encerra com a publicação do livro, não foi apenas um ato de preservação, mas um diálogo com a história, um resgate da verdadeira essência da obra, preservada com respeito e cuidado”, comentou a autora.

O LIVRO

“Origem SÃO JOÃO BATISTA – a restauração” é uma obra que reflete não apenas o profundo conhecimento e dedicação da autora, mas também sua paixão pela preservação do patrimônio cultural.

A obra conduz o leitor por uma jornada fascinante pela história e pela arte sacra, especialmente dedicada à figura emblemática de São João Batista, importante para a cidade de São João. Chegada à cidade há pelo menos 150 anos, a escultura passou por diversas intervenções ao longo do tempo, perdendo sua originalidade e tornando difícil identificar sua procedência exata. A abordagem meticulosa e sensível de Silvia revela não apenas os desafios enfrentados na restauração de obras de arte sacra, mas também a grande importância de preservar esses tesouros para as gerações futuras.

Ao mergulhar nas páginas do livro, o leitor é convidado a contemplar não apenas a beleza estética da obra, mas também a história por trás dela, os métodos e técnicas empregados em sua restauração, bem como os significados simbólicos que ecoam através dos séculos. “Dediquei um ano à restauração da imagem. Cada camada de tinta removida trazia consigo questionamentos sobre seu passado, embora nenhuma documentação sobrevivesse para contar as histórias daqueles que anteriormente haviam tentado preservar sua beleza. A obra agora resplandece com a vivacidade de sua paleta original, graças à delicadeza e precisão das técnicas de restauração”, explica Silvia.

A AUTORA

A restauração surgiu na vida de Silvia ainda na faculdade, enquanto cursava Artes Plásticas e Desenho na PUC-Campinas. Paralelamente, fazia um curso com o restaurador e antiquarista Augusto Ferraz, que a convidou para trabalhar no Centro de Restauração de Campinas.

Silvia fez carreira na indústria com sua outra paixão, o design, mas nunca abandonou a restauração. Nas horas vagas, restaurava ou fazia cursos livres na área para se aprimorar. Durante a pandemia, surgiu a oportunidade de se especializar em Conservação e Restauração em Arte Sacra.

Atualmente, ela é membro da Arco It, Associação dos Restauradores e Conservadores de Bens Culturais de Curitiba, e se dedica à restauração em seu ateliê. Além disso, é secretária na Comissão do Museu Histórico e Pedagógico “Armando de Salles Oliveira” e do Arquivo Histórico Municipal “Matilde Rezende Lopes Salomão”.

SERVIÇO:

Palestra/ Noite de autógrafos
Data: 09 de Novembro de 2024
Horário: 19h
Local: Academia de Letras de São João da Boa Vista/SPEstação das Artes João Roberto Simões – Praça Rui Barbosa, 41 A – Estação das Artes *Créditos da Imagem: Silvia Maria Bastos Junqueira

Academia de Letras de São João da Boa Vista – A Academia de Letras de São João da Boa Vista foi instalada em 15 de novembro de 1971, com o propósito de proporcionar aos escritores sanjoanenses e da região, assim como aos entusiastas, um espaço onde pudessem encontrar-se para discutir, fomentar e partilhar assuntos ligados à língua portuguesa e à literatura. Além de eventos e publicações, a Academia movimenta a cena cultural e literária da cidade promovendo diversos encontros e palestras relacionados às letras, ao idioma pátrio e à Educação. 

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

Reio/Time São João Avança para a Final do Campeonato Regional Adulto

Na noite desta terça-feira (12), o Reio/Time São João garantiu sua vaga na final da Série Ouro do Campeonato...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -