Plataforma de monitoramento inteligente é considerada o maior banco de dados e informações policiais da América Latina e um dos maiores do mundo
São João da Boa Vista está entre os municípios paulistas contemplados com o Sistema Detecta, uma plataforma de monitoramento inteligente do Governo Estadual que permite a troca de informações, o compartilhamento de imagens e a cooperação dos órgãos públicos, visando garantir maior agilidade, assertividade e eficiência na identificação de infrações administrativas e no combate à criminalidade. A adesão a este sistema faz parte do pacote de ações idealizadas pela prefeita Teresinha para a área de segurança juntamente com a implantação do Programa Olho Vivo e a criação da Guarda Civil Municipal. O convênio entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Prefeitura foi oficializado e publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo na última semana.
Coordenado pela Secretaria de Segurança Pública, o Detecta é o maior banco de dados e informações policiais da América Latina e um dos maiores do mundo. A ferramenta integra os bancos de dados do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), da Polícia Civil; o Sistema Operacional da Polícia Militar; o Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim); além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.SP. De acordo com informações do Governo Estadual, atualmente estão em funcionamento 6.451 leitores de placas ativos em, pelo menos, 4.566 pontos de todo o território paulista.
MONITORAMENTO INTELIGENTE
O Detecta possibilita a integração das imagens disponibilizadas por câmeras privadas ou sob domínio do Poder Público, aumentado assim a gama de opções e a abrangência do monitoramento.
Tendo contratado o link Intragov, a Prefeitura de São João da Boa Vista poderá acessar o Sistema Detecta e ter acesso aos alertas em tempo real dos veículos que passarem pelo Leitor Automático de Placas do município. Este serviço de inteligência permite detectar veículos roubados; furtados; envolvidos em crimes; relacionados a pessoa desaparecida ou mesmo procurada; de interesse, assim definido por autoridade policial ou pelo próprio operador da prefeitura conveniada; bem como àqueles que transitaram 30 segundos antes e 30 segundos depois do veículo que gerou o alerta.
Entre outras funções, o sistema ainda possibilita o acesso aos alertas do atendimento da PM referentes a fatos que envolvem o cotidiano das atividades municipais, ações contra o meio ambiente, acidentes de trânsito, interdições de vias públicas, incêndios, entre outros.
MAIS SEGURANÇA
Para Teresinha, a adesão ao Detecta contribuirá significativamente na identificação de infrações administrativas e no combate à criminalidade. “Por meio deste sistema, os órgãos de segurança e a própria administração municipal conseguirão desempenhar suas ações com mais rapidez e assertividade, possibilitando até mesmo a identificação de veículos roubados, furtados ou mesmo envolvidos em atos criminosos. E tudo isso vai somar forças com a Guarda Civil Municipal que está sendo implantada em São João”, declarou a prefeita. “Este é um trabalho meticuloso e trará muitos resultados positivos para a área da segurança em nossa cidade”, frisou.
No comando do Departamento de Trânsito e Segurança, o coronel Carlos Eduardo dos Santos Monteiro destacou que a adesão ao Detecta será de grande importância para a implantação do Programa Olho Vivo, que consiste na instalação de câmeras de segurança nas principais vias da cidade para facilitar o trabalho de prevenção e combate ao crime. “Esta será uma ação direta de combate à violência e à criminalidade, monitorando, inclusive, as situações envolvendo o trânsito”, comentou. “Dentro deste sistema integrado, funcionarão como cooperadores as empresas de segurança privada e os sistemas de segurança particular do comércio e da indústria, que terão na futura Guarda Municipal mais um aliado no combate à criminalidade”, concluiu o diretor.