Quarta-feira, Setembro 10, 2025

São João da Boa Vista tem atendimento gratuito e acolhimento imediato na saúde mental

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador e responsável pelo Jornal Fala São João, presente desde sua criação em 2012. Com uma atuação destacada no jornalismo, Rafael já publicou mais de 6.000 artigos, cobrindo uma ampla gama de assuntos, como notícias de última hora, ocorrências policiais e análises políticas, sempre comprometido em informar e conectar a comunidade de São João da Boa Vista e região.

Com três CAPS e um ambulatório especializado, município atende diferentes perfis sem fila de espera e sem necessidade de encaminhamento

São João conta com três unidades CAPS e uma Unidade Ambulatorial Especializada em Saúde Mental (e-MAESM), que atendem diferentes perfis e faixas etárias, oferecendo suporte integral a pessoas em sofrimento psíquico, transtornos mentais severos, dependência de substâncias psicoativas, e outras demandas relacionadas à saúde mental.

Portas abertas para acolher

As unidades CAPS funcionam em regime de portas abertas, ou seja, não é necessário agendamento ou encaminhamento médico para o primeiro atendimento. Basta comparecer com RG, Cartão SUS e comprovante de endereço, das 8h às 11h ou das 13h às 16h. Já o acesso ao e-MAESM é realizado com encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde.

Segundo o coordenador da Saúde Mental do município, Luiz Eduardo Teixeira Valota, os CAPS oferecem uma ampla gama de atendimentos: consultas médicas e psicológicas, oficinas terapêuticas, atividades físicas, grupos de apoio, teatro, artesanato, atendimento social e visitas domiciliares para os casos mais graves. Cada plano de cuidado é personalizado, por meio do Projeto Terapêutico Singular (PTS), garantindo que o tratamento respeite a individualidade de cada pessoa.

As unidades atuam de forma integrada com escolas municipais CRAS, CREAS, Plantão Social (equipe de abordagem),ONGs e instituições de ensino como a UNIFAE, o SENAI e o SENAC, fortalecendo a rede de apoio à saúde mental.

Números que mostram a relevância

Atualmente, estão em acompanhamento:

CAPS II: 935 pessoas
CAPS AD: 725 pessoas
CAPS Infantil: 1.500 crianças e adolescentes (180 com TEA)
e-MAESM: 1.230 pacientes

Ainda segundo o coordenador, não há fila de espera para os atendimentos regulares, e os casos urgentes são acolhidos com prioridade. Crises psiquiátricas são assistidas pelas equipes ou encaminhadas para a UPA via SAMU, quando necessário. “Apesar dos avanços, o preconceito ainda é o maior obstáculo enfrentado pelas equipes. Precisamos quebrar estigmas. Os CAPS são espaços de vida, cuidado, inclusão, fortalecimento do protagonismo , visando a melhora clínica e a reinserção social. São essenciais para garantir que todos tenham acesso à saúde mental com dignidade e respeito”, destaca Valota.

Setembro Amarelo

Dentro da programação do Setembro Amarelo, o Departamento de Saúde realizará, no dia 19, um evento especial com foco na valorização da vida, reunindo profissionais, pacientes e a comunidade na praça central. A ação contará com atividades de acolhimento, orientações sobre os serviços de saúde mental, apresentações culturais, atividades físicas e exposição de trabalhos manuais produzidos nas unidades.

“O Setembro Amarelo vai além da prevenção ao suicídio &mdash queremos destacar a importância de promover a vida, o cuidado e a inclusão”, conclui Valota.

Conheça as unidades:

CAPS II Centro de Atenção Psicossocial Adulto – Rua José Prímola, 55 Vila Valentim – (19) 3623-6073
Atendimento a maiores de 18 anos com transtornos mentais graves.

CAPS AD Álcool e Drogas – Rua Maria José Gallo Lopes, 110 Vila Brasil – (19) 3631-8570
Atende pessoas a partir de 12 anos com uso abusivo de álcool e outras drogas.

CAPS Infantil – Rua Napoleão Laureno, 235  Santo André – (19) 3622-2585
Atendimento especializado para crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e TEA.

e-MAESM Unidade Ambulatorial Especializada em Saúde Mental – Av. João Osório, 596 Jardim Bela Vista
Atendimento a casos moderados, mediante encaminhamento da Atenção Primária. Também oferece o programa São João Livre do Tabaco.

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

Secretaria de Saúde alerta sobre prevenção à Febre Maculosa em São Paulo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo reforça a importância da prevenção da Febre Maculosa, doença transmitida...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -