Segunda-feira, Dezembro 1, 2025

São João reativa usina asfáltica e inicia força-tarefa de recapeamento e tapa-buracos

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Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador e responsável pelo Jornal Fala São João, presente desde sua criação em 2012. Com uma atuação destacada no jornalismo, Rafael já publicou mais de 6.000 artigos, cobrindo uma ampla gama de assuntos, como notícias de última hora, ocorrências policiais e análises políticas, sempre comprometido em informar e conectar a comunidade de São João da Boa Vista e região.

A cidade de São João da Boa Vista iniciou nesta semana uma ampla frente de serviços de recapeamento e tapa-buracos, após a reativação da usina asfáltica da Prefeitura. O equipamento, que estava parado desde 2020 por falta de manutenção, volta a funcionar com capacidade para produzir entre 10 e 20 toneladas de massa asfáltica por hora, totalizando até 160 toneladas em uma jornada de 8 horas.

Com a retomada da operação, o município passa a realizar internamente os reparos no pavimento, garantindo mais rapidez nas intervenções, redução de custos e melhora na circulação urbana, especialmente em vias com grande fluxo de veículos. Segundo o Departamento de Obras e Serviços Públicos, uma equipe de seis servidores será responsável pela aplicação do material ao longo dos próximos dias.

Critérios de execução e prioridades

A escolha das vias seguirá critérios técnicos, começando pelos pedidos registrados na Ouvidoria e pelas ruas com maior movimentação. Na sequência, as equipes avançam bairro a bairro, priorizando tapa-buracos e pequenos recapes. A Prefeitura ressalta que, neste momento, não há previsão para recapeamentos completos, mas a atuação constante deve reduzir riscos de acidentes, melhorar a mobilidade urbana e evitar danos em veículos.

Investimento e economia para os cofres públicos

Para colocar a usina novamente em operação, o município realizou um investimento estratégico em manutenção, contratou empresa especializada para ajustes e adquiriu insumos essenciais. A produção utiliza CAP 30/45, ligante de alta resistência indicado para vias de tráfego intenso e regiões de temperaturas elevadas — material que contribui para maior durabilidade do asfalto e reduz a necessidade de intervenções frequentes.

A volta da produção própria também representa um ganho importante em economia. Enquanto o custo interno é de cerca de R$ 514 por tonelada, valores pagos anteriormente a terceirizadas chegavam a R$ 607,68, podendo alcançar R$ 700, conforme cotações recentes. Apenas com os serviços de tapa-buracos, cuja demanda mensal é estimada em 120 toneladas, a economia ultrapassa R$ 11 mil por mês, representando quase R$ 135 mil ao ano.

Com a reativação da usina, São João da Boa Vista passa a ter mais autonomia, eficiência e controle sobre as obras de manutenção viária, garantindo um pavimento mais seguro, resistente e com melhor custo-benefício para a população.

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