Sábado, Setembro 7, 2024

São João da Boa Vista terá um novo instituto: Francisco Mancini

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador do blog Fala São João, onde atua desde sua criação em 2012. Ao longo dos anos, ele publicou mais de 5.000 artigos sobre uma ampla gama de temas, incluindo notícias de última hora, acontecimentos policiais e questões políticas, entre outros.

Lançado em dezembro de 2021 na academia de Letras de São João da Boa Vista, o livro “Francesco Francisco Mancini” retrata a história do empreendedor italiano/brasileiro Francisco Mancini, pelo recorte da imigração, que mudou as feições do estado de São Paulo e de todo o Brasil.

O livro é resultado de diversas entrevistas com membros da família Mancini e especialistas, entre os quais os pesquisadores Antônio Carlos Rodrigues Lorette, Jaime Splettstoser e Rodrigo Rossi Falconi, e de registros encontrados no acervo histórico da cidade de São João da Boa Vista. A obra apresenta, ainda, uma linha do tempo da economia agrária do início do século XX, tempo marcado pela cultura do café e a posterior profissionalização da agricultura brasileira.

O texto é da jornalista Ana Augusta Rocha. Francisco Mancini encabeçou vários aspectos dessa transformação. Idealizado por Luciana Mancini, neta de Francisco, o livro também acabou por unir a extensa família Mancini, em um convite à celebração de sua história e suas raízes. Foi este mergulho à memória e ao rico patrimônio histórico de São João da Boa Vista que inspirou Luciana a se envolver ainda mais com a cultura da cidade e criar o Instituto Francisco Mancini, no sentido de seguir produzindo conhecimento e saber.

O Instituto já conta com novos projetos e idealizações para o ano de 2022, que abordarão temas como arquitetura, imigração, desenvolvimento e história. O primeiro deles é um segundo livro, focado no casarão de Francisco Mancini e, a partir dele, na arquitetura da primeira metade do século XX na cidade, influenciada pelos novos tempos do café, e pela mão de obra estrangeira de arquitetos, mestres e artesãos que mais realizaram obras na cidade.

O Instituto Francisco Mancini pretende estabelecer seu acervo na forma digital, online, orientado pela ideia de sistematizar e democratizar o acesso a essa produção cultural. Luciana Mancini é diplomata, serviu nas Embaixadas do Brasil em Washington, Pequim, e na Delegação do Brasil junto aos Organismos Internacionais em Genebra.

Nas fotos, a capa do livro sobre Francisco Mancini e Dra. Luciana Mancini.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Sub 21 do Reio/Time São João vence Arthur Nogueira pela Copa Campinas

Nesta última quinta-feira (5), no Ginásio Municipal de Águas da Prata, a equipe sub 21 do Reio/Time São João...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -