Na tarde de sexta-feira (12), o Departamento de Saúde confirmou mais uma morte provocada por complicações da Covid-19. Com esse falecimento, São João da Boa Vista contabiliza 52 óbitos causados pela doença e outros três por outras causas, mas com a presença do vírus, desde o início da pandemia – em março de 2020.
A 52ª vítima é uma mulher de 70 anos. Ela era moradora de São João e portadora de doença cardiovascular crônica. Seus sintomas tiveram início no sábado (30), com coleta de exame RT-PCR na segunda-feira (1º) e internação no sábado (6), na Santa Casa Dona Carolina Malheiros. A paciente veio a falecer na sexta-feira (12), às 4h45.
Em nota, a administração municipal manifestou solidariedade aos familiares e reforçou o apelo à população para que siga mantendo o distanciamento social, a utilização em de máscaras – cobrindo nariz e boca – e a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%, assim como evitar aglomerações.
Desde o início da pandemia, 3.078 casos positivos de Covid-19 foram registrados em São João. Destes, 2.645 pacientes se recuperaram, enquanto que 360 encontram- se em tratamento domiciliar e 18 hospitalizados.
Até o momento, a cidade contabilizou 6.135 suspeitos, sendo que 5.296 foram notificados e submetidos a exames, enquanto que 839 permaneceram monitorados. Paralelamente a isso, 2.218 casos foram negativados.
TAXAS
A taxa de ocupação hospitalar das Alas Covid continua cada dia mais preocupante. As enfermarias da Santa Casa Dona Carolina Malheiros e o Hospital e Maternidade Unimed atingiram
a lotação máxima, com 100% dos leitos ocupados. Já nas UTIs, a taxa de ocupação é de 70% em ambos os hospitais.
ISOLAMENTO SOCIAL
Mesmo com todos os avisos sobre os perigos da pandemia, a taxa de isolamento social em São João da Boa Vista ainda é baixa e se mantém em 46%, segundo dados divulgados pelo Governo Estadual.