O professor Gabriel Alves, do Campus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em São João da Boa Vista, participou do Encontro Nacional de Educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), que reuniu 250 educadores previamente selecionados, representando todos os estados do Brasil e o Distrito Federal. O evento foi realizado no Centro de Inovação da USP (Inova USP), na Cidade Universitária, em São Paulo.
O encontro teve como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e por professores líderes em ações escolares nas áreas de STEAM. A ideia é que esses educadores atuem como articuladores, promovendo e aprimorando iniciativas voltadas à aprendizagem ativa de STEAM nas redes públicas de educação básica de seus respectivos estados.
Para o professor Gabriel, a participação foi extremamente enriquecedora. “Foi uma experiência muito rica. Primeiro, porque tive a oportunidade de conhecer os desafios, ações e conquistas que docentes de todo o Brasil têm enfrentado. Segundo, porque o momento proporcionou um debate muito produtivo sobre como melhorar nossa prática de ensino em sala de aula e integrar metodologias de aprendizagem ativa. Além disso, discutimos temas extremamente atuais, que exigem muita reflexão e debate, como o uso do celular em sala de aula e a inteligência artificial”, afirmou o professor.
O evento foi organizado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio master da Embaixada dos EUA no Brasil e patrocínios do Instituto 3M e da Fundação Siemens Brasil. A iniciativa contou ainda com o apoio institucional do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).