Segunda-feira, Setembro 8, 2025

Presidente do Conderg articula solução para dívida do consórcio em Brasília

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador e responsável pelo Jornal Fala São João, presente desde sua criação em 2012. Com uma atuação destacada no jornalismo, Rafael já publicou mais de 6.000 artigos, cobrindo uma ampla gama de assuntos, como notícias de última hora, ocorrências policiais e análises políticas, sempre comprometido em informar e conectar a comunidade de São João da Boa Vista e região.

Em uma importante reunião realizada na última quarta-feira, 3 de setembro, em Brasília, o prefeito de São João da Boa Vista e presidente do Conderg (Consórcio de Desenvolvimento Regional), Vanderlei Borges de Carvalho, apresentou ao deputado federal João Cury a delicada situação da dívida do consórcio junto ao INSS. O encontro também contou com a presença do vereador Bira, presidente da Câmara Municipal.

O Conderg, que reúne 16 municípios da região, enfrenta uma dívida de aproximadamente R$ 65 milhões. O montante se deve a questões passadas relacionadas à contribuição patronal e à ausência do CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social), documento que isentaria parte dos encargos. Essa pendência impacta diretamente a saúde pública regional, reduzindo a capacidade de investimento dos municípios consorciados em áreas essenciais.

Apoio político em Brasília

Diante desse cenário, Vanderlei expôs ao deputado João Cury a necessidade de buscar alternativas para a regularização. O tema se alinhou à discussão da PEC 66, a chamada PEC dos Municípios, que visa otimizar o uso dos recursos das prefeituras, garantindo mais investimentos em transporte, saúde e educação.

Com o apoio de João Cury, foi possível envolver o relator da PEC, deputado Baleia Rossi. A articulação resultou na inclusão de uma emenda que contempla consórcios intermunicipais, como o Conderg, entre os beneficiários da proposta. Esse avanço abre caminho para um alívio fiscal importante para a região.

Aprovação da PEC 66 e impactos na saúde regional

A PEC 66 foi aprovada em segundo turno no Senado Federal, após aprovação na Câmara dos Deputados, e agora aguarda promulgação. A nova regra permitirá que consórcios intermunicipais renegociem dívidas, com descontos em juros e multas, além da possibilidade de parcelamento em até 300 meses.

Com essa medida, o Conderg terá condições de regularizar sua situação financeira, garantindo mais estabilidade e liberando recursos para que os municípios associados possam ampliar os investimentos na saúde da população regional.

Além de beneficiar a região de São João da Boa Vista, a emenda terá impacto em todo o Brasil, já que consórcios intermunicipais de diferentes estados também poderão aderir à renegociação, fortalecendo a gestão compartilhada da saúde pública.

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

Defesa Civil reúne autoridades estaduais, municipais e brigadistas em São João da Boa Vista

Na última quinta-feira, 4 de setembro, São João da Boa Vista sediou um encontro de grande relevância para a...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -