A Prefeitura e a MB Limpeza Urbana, terceirizada que presta o serviço deste setor em São João, iniciaram a instalação de 40 lixeiras em formato de contêineres, em diversos pontos estratégicos da cidade. A ação começou na terça (14). Os equipamentos têm tamanhos distintos, de acordo com a demanda dos locais: há lixeiras com capacidade para 600 ou 1400 litros.
“As 16 primeiras já foram colocadas em praças e regiões onde acontecem feiras livres, locais estes nos quais nossa equipe identificou o maior movimento pessoas e volume de resíduos”, disse Jean Azarias, diretor de Meio Ambiente. Os contêineres foram cedidos pela empresa, possibilitando que a Prefeitura retire das vias públicas os antigos tambores de metal. “A menor das novas lixeiras tem a capacidade quatro vezes maior do que aqueles tambores”, relembrou o diretor. Além disso, os caminhões da nova terceirizada possuem um equipamento conhecido como “lifter”, que acopla suas agarras aos contêineres, erguendo as lixeiras para depositar o conteúdo na caçamba do veículo, agilizando o processo.
OBRAS E CONSCIENTIZAÇÃO
A Prefeitura também está investindo nas melhorias de pontos em que o descarte de lixo é maior, como é o caso das imediações do residencial Eldorado, na rua Henrique Martarello, no Jardim São Paulo. “Para facilitar a coleta e melhorar a vida dos moradores, estamos construindo uma lixeira de alvenaria, em local apropriado, para resolvermos o problema do acúmulo de lixo naquela região. É importante lembrar, ainda, que é preciso conscientização: em qualquer parte da cidade, o lixo deve ser depositado no local adequado para que os funcionários da coleta o retirem, de acordo com o cronograma”, afirmou a prefeita Teresinha.