Nota de Esclarecimento, em relação aos fatos ocorridos durante a 48ª EAPIC, a Prefeitura de São João da Boa Vista informa que:
– A Sâmor Produções, vencedora do processo licitatório para a execução da 48ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de São João da Boa Vista, esclarece que o incidente que vitimou um dos funcionários do parque de diversões, na madrugada de domingo (9), não está relacionado a nenhuma falha ou negligência. Uma perícia foi realizada no local e constatou que não houve falha do brinquedo envolvido. Além disso, todas as normas de segurança e manutenção foram devidamente seguidas e estão em conformidade com as regulamentações vigentes.
– Imediatamente após o ocorrido, foram tomadas todas as medidas de primeiros socorros para garantir a pronta assistência ao funcionário. Ele foi encaminhado ao hospital mais próximo, porém, lamentavelmente, não resistiu aos ferimentos e veio a falecer. A princípio, acredita-se que ele tenha sofrido um mal súbito.
– O representante do parque prestou toda a assistência necessária à família, incluindo o suporte para o funeral e o translado do corpo.
– Vale destacar que o parque de diversões é operado por uma empresa terceirizada e encontra-se devidamente licenciado e com o alvará em dia. São realizados todos os procedimentos e medidas de segurança necessários para garantir a integridade dos frequentadores e funcionários. A equipe técnica realiza inspeções regulares e, cuidadosamente, verifica cada detalhe para assegurar o pleno funcionamento dos equipamentos.
– Neste momento, a Prefeitura de São João da Boa Vista e a Sâmor prestam as mais sinceras condolências à família enlutada, e se colocam à disposição para prestar qualquer assistência necessária e oferecer todo o suporte possível.
– A respeito da senhora de 55 anos que se acidentou no brinquedo “Samba” do parque de diversões, a Prefeitura de São João da Boa Vista informa que foi prestado todo o atendimento necessário no Recinto de Exposições.
Em relação às queixas dela sobre a UPA, o Departamento de Saúde esclarece que a unidade atende casos de urgência e emergência nas especialidades clínicas e pediatria. Paralelo a isso, a administração municipal mantém um contrato com a Santa Casa Dona Carolina Malheiros para atendimento ortopédico, conforme necessidade identificada pelos médicos. Ao tomar conhecimento desse caso e das alegações feitas pela paciente, o Departamento de Saúde solicitou a abertura uma investigação interna da conduta do atendimento da UPA e também como foi feito e conduzido o caso com a Santa Casa. Além disso, o Departamento de Saúde se coloca à disposição da paciente para eventuais esclarecimentos adicionais.