A Polícia Civil de São João da Boa Vista abriu um inquérito para apurar um esquema de fraudes com atestados médicos que estaria envolvendo funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) da região. A investigação foi iniciada após denúncia formal feita nesta quarta-feira (6) pelo Consórcio de Desenvolvimento da Região de Governo de São João da Boa Vista (CONDERG).
Segundo o relato, servidores estariam apresentando atestados médicos falsos para justificar ausências ao trabalho, mas, ao mesmo tempo, desempenhando funções remuneradas em outras empresas durante o mesmo período. Essa prática teria causado prejuízo ao erário público, pois além do pagamento integral dos salários aos profissionais afastados, o consórcio ainda precisava arcar com a contratação de substitutos para cobrir os plantões do SAMU.
Casos confirmados e provas apresentadas
De acordo com o CONDERG, pelo menos dois casos já foram comprovados por meio de documentação e provas que mostram que os funcionários investigados atuaram em outras instituições justamente nos dias em que declararam estar afastados por motivos de saúde.
A conduta, além de representar fraude trabalhista e estelionato contra o poder público, pode resultar em demissão por justa causa, devolução dos valores recebidos indevidamente e até processo criminal.
A Polícia Civil segue coletando depoimentos e analisando documentos médicos, registros de ponto e contratos de trabalho paralelos. Caso a fraude seja confirmada, os envolvidos podem responder por estelionato, falsidade ideológica e improbidade administrativa.