Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Pinhal terá Biofazenda e um incrível complexo enoturístico com hotel e SPA de Vinho!

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador do blog Fala São João, onde atua desde sua criação em 2012. Ao longo dos anos, ele publicou mais de 5.000 artigos sobre uma ampla gama de temas, incluindo notícias de última hora, acontecimentos policiais e questões políticas, entre outros.

O Espírito Santo do Pinhal terá a primeira biofazenda do país e um complexo enoturístico, incluindo um hotel com spa de vinho.

O Projeto leva as assinaturas Grupo BioFazendas, Rio Verde Incorporações, SPA do Vinho Sublime Winescape, Caio Calfat Real Estate Consulting e In House Arquitetura e Design


A partir de março de 2024, a cidade de Espírito Santo do Pinhal, interior de São Paulo, será o palco de um empreendimento inovador que promete revolucionar o cenário do enoturismo no Brasil. Chamado de Complexo Enoturístico Serra da Mantiqueira, terá uma colaboração entre o Grupo BioFazendas, Rio Verde Incorporações, Caio Calfat Real Estate Consulting, In House Arquitetura e Design, e SPA do Vinho Hotel & Condomínio Viticultura do Vale dos Vinhedos (RS), este último focado em criar uma experiência única para os amantes do vinho.

Com um investimento inicial de aproximadamente R$ 250 milhões, o primeiro BioFazendas do país terá seu pré-lançamento em março de 2024. Composto por um condomínio rural de pequenas fazendas, cada um terá com seu próprio vinhedo, horta, pomar e compostagem. “Imagine ter seu próprio vinhedo em seu quintal, escolher as variedades de uvas, acompanhar o processo de cultivo, participar da colheita, degustar e até mesmo criar seu próprio rótulo”, analisa o fundador e CEO do Grupo BioFazendas, Celso Martineli.

A região de Espírito Santo do Pinhal foi escolhida por apresentar as condições ideais como solo seco, boa drenagem e granito, temperatura entre 10C° e 12C° na época da colheita, além de altitude entre 700m e 1300m. Distante 200km de São Paulo e 100km de Campinas, o BioFazendas vai implantar 39 módulos rurais com área mínima de 20 mil m², para que os proprietários possam construir sua fazendinha e  seus vinhedos.

“O projeto tem como objetivo criar uma comunidade enóloga onde os proprietários podem vivenciar e participar de todas as etapas da produção de vinho, desde o cultivo das uvas até a vinificação e rotulagem, uma experiência única”, explica Caio Calfat, diretor-geral e fundador da Caio Calfat Real Estate Consulting.

A sustentabilidade e a qualificação da mão de obra são pilares essenciais do Bio Fazendas. A área de 99 hectares é parte da histórica Fazenda Jangada de Santa Catarina, que remonta a 1890. Ela será preservada, mantendo três casarões que desempenharão papéis importantes no complexo, desde sede administrativa até vinificação e extensão universitária.

“Para nós, participar do projeto de implantação do BioFazendas é uma grande oportunidade de mostrar ao mercado da construção civil a importância de investir em iniciativas que são realmente criativas, viáveis, transformadoras e acima de tudo sustentáveis”, analisa Daniel Peres, vice-presidente de Operações da Rio Verde Incorporadora.

Além disso, o Complexo oferecerá serviços de hotel, com a assinatura do Spa do Vinho, líder em turismo vitivinícola no Brasil. Deborah Villas-Bôas Dadalt, sócia-diretora do Spa do Vinho, destaca a experiência única que este projeto proporcionará, permitindo que os proprietários produzam seu próprio vinho premium.

“Este projeto inovador, na qual o Spa do Vinho faz parte, irá expandir para pelo menos mais quatro localidades em São Paulo e Santa Catarina. A escolha da Serra da Mantiqueira como localização inicial se deve à sua crescente popularidade e ao interesse crescente pelo enoturismo na região”, explica.

O Complexo Enoturístico da Serra da Mantiqueira não apenas visa incentivar o turismo regional, mas também a produção, gerando empregos e renda para profissionais da área. A qualificação da mão de obra é parte integrante do projeto, que promete se tornar um centro de extensão universitária em parceria com instituições ligadas à viticultura, enologia e gastronomia.

Em recente reunião na prefeitura de Espírito Santo do Pinhal, com a prefeita Cristina Brandão e a diretora de turismo Loriane Salvi, a participação da cidade no projeto BioFazendas também terá um foco municipal no auxílio na formação dos profissionais para o setor, utilizando as escolas técnicas. “É muito importante a iniciativa porque, com o passar dos anos, o receptivo e todo o ecoturismo necessitará de mão-de-obra bastante qualificada e consciente sobre as práticas de receber bem o turista”, analisa Celso Martinelli.

O investimento em cada fazenda é, em média, de R$ 200 por metro quadrado, variando de acordo com o tamanho do lote e sua composição.

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

Ação Solidária: 351 Litros de Leite Doado para a Santa Casa de São João da Boa Vista

Santa Casa de Misericórdia de São João da Boa Vista recebe doação de 351 litros de leite O provedor da...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -