A Bióloga Amanda (Mestranda em conservação da biodiversidade), especialista em mamíferos de médio e grande porte, realizou um importante registro na Serra da Paulista, em São João da Boa Vista, interior de São Paulo. Após um ano e meio de monitoramento, Amanda capturou imagens de uma onça-parda e seu filhote durante uma caçada.
Através deste post, Amanda destaca a importância de combater a disseminação de informações falsas (fake news), esclarecendo que na região não há registros de onças pintadas, apenas onças pardas como as capturadas no vídeo.
O registro das imagens foi feito no Sítio Capela do Alto, propriedade do Sr. Nelson Batista, pela própria bióloga Amanda (@biologamanda), que após 1 ano e meio de monitoramento dos mamíferos de médio e grande porte na área, conseguiu capturar imagens de uma onça-parda com seu filhote.
A onça-parda é o segundo maior felino das Américas e possui alta capacidade de adaptação, podendo ser encontrada em diversos biomas de norte a sul do continente. São animais solitários e oportunistas, mais ativos no final da tarde e durante a noite. As mães cuidam dos filhotes até o primeiro ano, quando eles se tornam independentes e buscam seu próprio território.
Amanda ressalta que não há motivo para temer a presença desses animais e encoraja as pessoas a buscarem a opinião de um biólogo em caso de dúvidas. Além da onça-parda, outros animais foram registrados na área, como a Irara, Jaguatirica e Mão pelada.
O vídeo material do trabalho da Bióloga Amanda pode ser conferido em seu Instagram @biologamanda. Seu registro é uma importante contribuição para a conservação da fauna e para o conhecimento sobre essas espécies fascinantes.
BIÓLOGA AMANDA:
A Bióloga Amanda (Mestranda em conservação da biodiversidade) é uma pesquisadora formada em Ciências Biológicas pela UNIP que recentemente se destacou por ajudar a desmascarar uma notícia falsa que circulou nas redes sociais sobre uma onça solta nas ruas de São João da Boa Vista.