Domingo, Julho 21, 2024

Oficina cultural Cinema em Foco está com inscrições abertas

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael trabalha na redação do Fala São João desde sua fundação em 2012. Nos anos seguintes, ele liderou o setor de marketing da empresa e publicou mais de 4.000 artigos — um mix de notícias de última hora, notícias policiais, notícias políticas e muito mais.

Uma viagem fascinante pelo mundo do cinema está programada para a primeira Oficina Pontos MIS de 2024 em São João da Boa Vista. Intitulado “Cinema em Foco”, o workshop será ministrado pelo jornalista Marcelo Lyra e está agendado para o dia 18 de março (segunda-feira), às 18h30, no Teatro “Prof. Antonio Candido”, junto à Estação das Artes, na Praça Rui Barbosa, nº 41, no Centro. Este projeto cultural é fruto da parceria entre a Prefeitura de São João da Boa Vista, por meio do Departamento de Cultura, e o Museu da Imagem e do Som.

Renomado professor e crítico de cinema, Lyra abordará a origem e a evolução da sétima arte em uma aula bastante especial. Na ocasião, os alunos terão a oportunidade de explorar as técnicas de filmagem, desde montagem até iluminação, com cenas de filmes emblemáticos, além de conhecer os movimentos cinematográficos como Expressionismo e Neorrealismo e suas influências nas gerações seguintes de cineastas.

INSCRIÇÕES
Indicada para maiores de 14 anos, a oficina tem 40 vagas disponíveis. Para se inscrever, basta preencher o cadastro no link:
https://saojoao.sp.gov.br/inscricao-oficina-de-enquadramento-e-composicao-fotografica-desobedecendo-as-regras-copiado-em-30102023-093117

O PALESTRANTE
Marcelo Lyra é formado em jornalismo pela PUC-SP em 1989 e cursou as disciplinas de montagem, crítica de cinema e de história da crítica na (ECA-USP). Passou por quase todas as editorias de jornais até chegar ao Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo, em 1999, quando tornou-se repórter de cinema e, eventualmente, assinava a coluna de filmes na TV. Foi repórter do Jornal da Tarde e colaborador das seguintes publicações, sempre na área de cinema: Revista de Cinema, Revista Ver Vídeo, Jornal do Brasil, Revista do Memorial da América Latina, revista Bizz e jornal Valor Econômico. É autor do livro “Cinema como razão de viver”, publicado em 2003. Dá cursos de história do cinema, realiza regularmente curadorias de mostras de cinema, participou de inúmeras comissões de seleção de filmes para festivais e de júris de festivais, como o Festival de Brasília, do Ceará, Goiás, Porto Alegre, Santa Catarina, curtas de São Paulo e outros. Em 1993, foi vencedor do prêmio ABIC de melhor reportagem.

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

Sub 21 do Reio/Time São João representará São João da Boa Vista nos Jogos Regionais

A equipe sub 21 do Reio/Time São João representará São João da Boa Vista na 66ª edição dos Jogos...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -