“Não me perturbe” ultrapassa 10 milhões de linhas registradas; veja como se
Segundo a Conexis Brasil Digital, que representa as operadoras do setor de telecomunicações do país, a plataforma “Não me perturbe” superou, nesta sexta-feira (8), a marca de 10 milhões de telefones cadastrados.
A maioria dos pedidos de bloqueios, conforme o levantamento, partiu de São Paulo. Sozinho, o estado possui quase a metade dos números cadastrados na plataforma em todo país, são 4,8 milhões.
O segundo lugar no ranking ficou com o Paraná (885,6 mil números). Minas Gerais veio logo em seguida, com 885,6 mil números registrados.
Até o momento, o total responde por uma fatia de 3,5% dos quase 285 milhões de linhas fixas e móveis registradas em todo o Brasil.
Como funciona o “Não me perturbe”?
A ferramenta foi criada em 2019 com o apoio da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para conter a prática de ‘assédio comercial’, que ocorre especialmente por ofertas insistentes de bancos e empresas que operam no setor de telecomunicações.
De acordo com as regras do programa, quem descumprir o bloqueio, ou seja, continuar tentando contatar o consumidor, pode receber advertências e até multas pesadas, que podem chegar a R$ 50 milhões.