Domingo, Novembro 24, 2024

Museu de São João da Boa Vista recebe doações da Semana Guiomar Novaes

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador e responsável pelo Jornal Fala São João, presente desde sua criação em 2012. Com uma atuação destacada no jornalismo, Rafael já publicou mais de 6.000 artigos, cobrindo uma ampla gama de assuntos, como notícias de última hora, ocorrências policiais e análises políticas, sempre comprometido em informar e conectar a comunidade de São João da Boa Vista e região.

O Museu Histórico e Pedagógico Dr. Armando de Salles Oliveira recebeu, nesta quarta (21), uma doação de registros de quatro antigas edições da Semana Guiomar Novaes. O acervo possui fotos, vídeos e até uma máscara que foi feita a partir do rosto da pianista que nasceu em São João, em 1894, e ganhou fama internacional. Fernando Calvoso, produtor cultural, foi quem doou os itens à Prefeitura. Ele foi um dos jurados do concurso de piano na Semana deste ano e entregou ao museu, registros da 20ª edição (de 1997), da 23ª (2000), da 24ª (2001) e da 25ª (2002).

‘O sentido dessas doações é preservar alguns momentos importantes da Semana Guiomar Novaes. São quatro eventos reunidos e tem essa Semana importante, realizada em 2002, que fizemos em homenagem à Semana de Arte Moderna de 1922. Nós fizemos uma cópia autêntica do rosto da Guiomar a partir de um molde existente e a Pianista Ana Vieira utilizou essa máscara, usando uma roupa igual a da Guiomar que mandamos fazer, uma peruca e ela tocou como se fosse a Guiomar Novaes, entrando no palco naquela noite da Semana de 22, no Teatro Municipal de São Paulo. Só que isso foi representado aqui, no Theatro Municipal de São João da Boa Vista, o que foi mais emocionante. É um momento único, que não acontecerá nunca mais. Você tem artistas como a cantora Célia, que já faleceu, a Miúcha que já faleceu, diversos artistas que nunca mais vão voltar e que estão registrados, pela primeira vez, numa Semana aqui em São João’.

O assessor do Departamento de Cultura, Luis Paulo Villela, e a técnica responsável pelo Museu, Maria da Gloria Medeiros Silva, participaram da entrega do material e ressaltaram a importância de documentos assim estarem disponíveis para que as pessoas possam ver e conhecer mais sobre a história e vida cultural da cidade, já que a Semana Guiomar Novaes se tornou um evento esperado por todos e que sempre atrai grande público e grandes artistas.

Fernando também comentou sobre a felicidade de retornar para São João da Boa Vista em um momento especial como esse. ‘É uma felicidade imensa vir para São João depois de tantos anos e ver a Semana, ver o museu todo pintado, todo arrumado. Hoje o museu está vivo, porque o papel do museu não é ser uma entidade morta, tem que ser uma entidade viva. Pude ouvir a música da Guiomar sendo tocada através de uma Alexa, em cima do banquinho que a Guiomar sentava, me deixou arrepiado, então o museu precisa disso. Eu acho que esse museu tem tudo para continuar sendo, não uma coisa antiquada, mas algo para a juventude entender quem foram seus vultos, seus ícones na cidade. A Guiomar é sem dúvida a maior filha de São João da Boa Vista, não depreciando os outros, mas ela deixou uma marca na Europa, nos Estados Unidos, ela viveu em Paris e ela é a única mulher brasileira que tocou no Carnegie Hall (EUA), então ela é considerada por eles um vulto inesquecível e porque não para nós, que somos brasileiros e somos patrícios dela? Então temos que dar esse real valo’, finalizou.

Os itens estão em exibição no Museu de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Descubra Como a Polícia Ambiental Salvou 37 Aves Silvestres em São João da Boa Vista

Operação Piracema e Impacto resgata aves raras e aplica multa de $23 mil A Polícia Militar Ambiental realizou uma operação...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -