A garagem da MoV São João, empresa responsável pelo transporte urbano de São João da Boa Vista, está apoiando a campanha do Outubro Rosa com um ônibus temático que circulará pelas ruas da cidade durante os próximos dois meses. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde feminina, durante o Outubro Rosa, e com a saúde masculina, durante o Novembro Azul, que foca na prevenção do câncer de próstata.
O ônibus adesivado circulará por diferentes linhas da cidade a cada dia. Além disso, a empresa promoverá atividades voltadas para colaboradores e passageiros ao longo do mês de outubro, principalmente na região do terminal urbano, destacando a importância dos cuidados com a saúde feminina. Para reforçar a campanha, o site da MoV São João também foi personalizado com a cor rosa.
Outubro Rosa
Outubro é o mês dedicado à conscientização mundial sobre os cânceres de mama e colo do útero. A campanha enfatiza a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e busca incentivar as mulheres a realizarem exames preventivos, fundamentais para a detecção precoce dessas doenças.
No Brasil, exceto os casos de câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. Para o período de 2023 a 2025, estima-se a ocorrência de 73.610 novos casos de câncer de mama por ano. Em 2021, 18.139 mortes foram registradas devido à doença. O câncer de colo do útero é a terceira neoplasia mais frequente entre as mulheres no país.
Novembro Azul
A campanha também pretende abordar outros aspectos da saúde feminina e, no próximo mês, será a vez da conscientização sobre a saúde masculina, com atividades do Novembro Azul, cujo foco é a prevenção do câncer de próstata.
Prevenção
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser prevenidos com a adoção de hábitos saudáveis, como a prática regular de atividades físicas, uma alimentação balanceada, a manutenção do peso adequado e a redução do consumo de álcool. A amamentação também é um fator de proteção contra o câncer de mama.
Além disso, o Inca recomenda a não ingestão de tabaco e a realização de exames preventivos de câncer de colo do útero a cada três anos para mulheres entre 25 e 64 anos. A vacinação contra o HPV, voltada para meninas de 9 a 14 anos, é outra medida importante de prevenção. Quanto mais cedo o câncer de mama ou de colo do útero for diagnosticado, maiores são as chances de sucesso no tratamento.