A Prefeitura de São João da Boa Vista, por meio do Departamento de Educação, deu início nesta segunda-feira (29) à X Jornada Inclusiva, realizada no Teatro Prof.ª Lucila Martello Astolpho, na Cidade das Artes. O evento, que prossegue nesta terça-feira (30), reúne cerca de 300 profissionais da educação, saúde e inclusão escolar, tendo como tema “Educação Inclusiva: Diferentes Olhares e Perspectivas”.
Reflexões sobre acolhimento e pertencimento no ambiente escolar
A abertura contou com a presença da diretora do Departamento de Educação, Maria Helena Angelini Santana, da 1ª Dama Solange Carvalho e do prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, além de uma emocionante apresentação cultural com o músico e professor Carlos Eduardo Toni, acompanhado por Nikolas Eduardo Salino, aluno da EMEB Germano Cassiolato e criança com deficiência.
Na sequência, os participantes acompanharam a palestra “Inclusão em Movimento: Do Espaço Físico ao Pertencimento”, ministrada por Lucas Delbello Santos, tradutor intérprete de LIBRAS do Instituto Federal de São Paulo. O especialista destacou a importância da formação continuada dos professores, do acolhimento inclusivo e da compreensão sobre o verdadeiro significado de pertencimento e acessibilidade no ambiente escolar.
Segundo ele, “o acolhimento das crianças com deficiência só acontece de forma efetiva quando existe apoio, capacitação e envolvimento de toda a comunidade escolar. A inclusão não é somente para pessoas com deficiência, mas deve alcançar todos os alunos, fortalecendo um modelo educacional mais justo e igualitário”.
Compromisso com a diversidade na educação
A diretora Maria Helena ressaltou que o objetivo da Jornada é promover diálogos e práticas pedagógicas que reforcem o compromisso com uma educação inclusiva de qualidade, que valoriza cada indivíduo e a diversidade:
“Trabalhar com inclusão não é fácil. Cada aprendizado é importante para o nosso trabalho. Precisamos de paciência, amor e escuta ativa para acolher também as famílias, que são parte fundamental nesse processo”.
Continuidade da programação
Nesta terça-feira (30), a programação prossegue com palestras da psicóloga Dra. Betânia Alves Veiga Dell’Agli e da enfermeira Juliana Aguiar Moraes, ambas da UNIFAE, trazendo novas abordagens sobre saúde, educação inclusiva e acolhimento familiar.