Quinta-feira, Outubro 2, 2025

Jornada Inclusiva reúne 300 profissionais em São João da Boa Vista para debater acolhimento e práticas pedagógicas

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador e responsável pelo Jornal Fala São João, presente desde sua criação em 2012. Com uma atuação destacada no jornalismo, Rafael já publicou mais de 6.000 artigos, cobrindo uma ampla gama de assuntos, como notícias de última hora, ocorrências policiais e análises políticas, sempre comprometido em informar e conectar a comunidade de São João da Boa Vista e região.

A Prefeitura de São João da Boa Vista, por meio do Departamento de Educação, deu início nesta segunda-feira (29) à X Jornada Inclusiva, realizada no Teatro Prof.ª Lucila Martello Astolpho, na Cidade das Artes. O evento, que prossegue nesta terça-feira (30), reúne cerca de 300 profissionais da educação, saúde e inclusão escolar, tendo como tema “Educação Inclusiva: Diferentes Olhares e Perspectivas”.

Reflexões sobre acolhimento e pertencimento no ambiente escolar

A abertura contou com a presença da diretora do Departamento de Educação, Maria Helena Angelini Santana, da 1ª Dama Solange Carvalho e do prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, além de uma emocionante apresentação cultural com o músico e professor Carlos Eduardo Toni, acompanhado por Nikolas Eduardo Salino, aluno da EMEB Germano Cassiolato e criança com deficiência.

Na sequência, os participantes acompanharam a palestra “Inclusão em Movimento: Do Espaço Físico ao Pertencimento”, ministrada por Lucas Delbello Santos, tradutor intérprete de LIBRAS do Instituto Federal de São Paulo. O especialista destacou a importância da formação continuada dos professores, do acolhimento inclusivo e da compreensão sobre o verdadeiro significado de pertencimento e acessibilidade no ambiente escolar.

Segundo ele, “o acolhimento das crianças com deficiência só acontece de forma efetiva quando existe apoio, capacitação e envolvimento de toda a comunidade escolar. A inclusão não é somente para pessoas com deficiência, mas deve alcançar todos os alunos, fortalecendo um modelo educacional mais justo e igualitário”.

Compromisso com a diversidade na educação

A diretora Maria Helena ressaltou que o objetivo da Jornada é promover diálogos e práticas pedagógicas que reforcem o compromisso com uma educação inclusiva de qualidade, que valoriza cada indivíduo e a diversidade:
“Trabalhar com inclusão não é fácil. Cada aprendizado é importante para o nosso trabalho. Precisamos de paciência, amor e escuta ativa para acolher também as famílias, que são parte fundamental nesse processo”.

Continuidade da programação

Nesta terça-feira (30), a programação prossegue com palestras da psicóloga Dra. Betânia Alves Veiga Dell’Agli e da enfermeira Juliana Aguiar Moraes, ambas da UNIFAE, trazendo novas abordagens sobre saúde, educação inclusiva e acolhimento familiar.

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

Alunos da Escola Champagnat Pinhal promovem plantio coletivo de árvores nativas para compensar pegada de carbono

Espírito Santo do Pinhal | 01/10/2025 | Educação Ambiental, Sustentabilidade, Meio Ambiente Na próxima terça-feira (7), a partir das 8h,...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -