Jequitibá-rosa de 25 metros cai entre quiosques no Bosque de Águas da Prata

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador e responsável pelo Jornal Fala São João, presente desde sua criação em 2012. Com uma atuação destacada no jornalismo, Rafael já publicou mais de 6.000 artigos, cobrindo uma ampla gama de assuntos, como notícias de última hora, ocorrências policiais e análises políticas, sempre comprometido em informar e conectar a comunidade de São João da Boa Vista e região.

Árvore apresentava raízes deterioradas, atingiu um estabelecimento comercial e danificou redes elétricas e de telefonia; ninguém ficou ferido


Um jequitibá-rosa de aproximadamente 25 metros de altura caiu por volta das 5h da manhã de terça-feira (8), no Parque Estadual de Águas da Prata. A árvore estava localizada entre dois quiosques comerciais e atingiu um deles, deixando parte da estrutura destruída.

Apesar dos danos materiais, ninguém foi atingido. A queda aconteceu antes do início da movimentação mais intensa no local, evitando uma ocorrência potencialmente mais grave.

Segundo as informações divulgadas, a árvore apresentava raízes deterioradas. O tronco também atingiu redes elétricas e de telefonia instaladas nas proximidades.

Comerciante relata que árvore emitia estalos

Uma pessoa ligada ao quiosque atingido contou que a árvore vinha emitindo estalos com frequência e já causava preocupação entre aqueles que trabalhavam no local.

“A árvore estava estalando muito. Diariamente ela estalava e estava perigosa de cair. Graças a Deus não atingiu minha família, que trabalha aqui dentro e estava toda reunida ontem”, relatou.

O comerciante afirmou ainda que, embora seja contrário ao corte indiscriminado de árvores, considera necessária a retirada de exemplares que estejam comprometidos e apresentem risco à população.

“Sou contra o corte de árvores, mas uma árvore podre precisa ser retirada, porque não sabemos a hora em que ela vai cair”, declarou.

Prefeitura auxiliou na força-tarefa

Embora a gestão do Parque Estadual de Águas da Prata seja de responsabilidade da Fundação Florestal, ligada ao Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura disponibilizou equipes para auxiliar no atendimento à ocorrência.

A Administração Municipal e a Defesa Civil participaram da força-tarefa para desobstruir o calçadão e acompanhar o trânsito na Avenida Washington Luiz durante o corte e a remoção da madeira.

A mobilização foi necessária devido ao tamanho da árvore e aos danos provocados em estruturas próximas ao ponto da queda.

Laudo apontou dez árvores em situação crítica

De acordo com as informações apresentadas na reportagem, a Prefeitura e a Câmara Municipal já vinham cobrando formalmente providências da Fundação Florestal em relação aos riscos existentes no parque.

Um laudo técnico teria apontado problemas considerados críticos em dez árvores, incluindo troncos deteriorados ou ocos, cavidades profundas, raízes comprometidas e galhos pesados com possibilidade de queda.

Após a ocorrência, outros quatro exemplares foram cortados na manhã de terça-feira. A retirada ocorreu porque, segundo a avaliação apresentada, apenas uma poda não seria suficiente para garantir a estabilidade das árvores.

“A grande maioria é formada por indivíduos de grande porte e idade avançada. Eles apresentavam galhos com potencial de queda, além de problemas nas raízes e nos troncos”, explicou um dos responsáveis pelo acompanhamento dos trabalhos.

Queda ocorreu após feriado de grande movimento

A árvore caiu poucas horas depois do feriado de 7 de Setembro, período no qual o parque e seu entorno receberam um número elevado de visitantes.

Caso a queda tivesse ocorrido durante o horário de maior circulação, as consequências poderiam ter ultrapassado os prejuízos materiais registrados no quiosque e nas redes de serviços.

O episódio reforça a necessidade de acompanhamento técnico constante dos exemplares antigos existentes na unidade, conciliando a preservação ambiental com a segurança de comerciantes, trabalhadores, moradores e turistas.

O local, chamado tradicionalmente de Bosque Estadual pela população, passou a integrar oficialmente o Parque Estadual Águas da Prata em 2018. A unidade é administrada pela Fundação Florestal e abriga remanescentes da Mata Atlântica, incluindo jequitibás, perobas e palmitos-juçara. Conheça o Parque Estadual Águas da Prata.

Veja também: enchente, alagamentos e quedas de árvores já causaram preocupação em Águas da Prata.

- Advertisement -
- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

Charles faleceu nesta terça-feira (8); velório e sepultamento acontecem nesta quarta-feira (9), em Campinas/SP

NOTA DE FALECIMENTO Faleceu nesta terça-feira, 8 de setembro de 2026, aos 52 anos, Charles Edouard dos Santos. A despedida acontece...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -