Em uma emocionante cerimônia realizada no Plenário Dr. Durval Nicolau, a Câmara Municipal de São João da Boa Vista reconheceu a dedicação e bravura de seis bombeiros militares, agraciando-os com a prestigiosa Medalha Bombeiro do Ano “Antônio Manuel dos Santos”. O evento solene, ocorrido nesta segunda-feira (14/08/23), celebrou os feitos heroicos dos homenageados, todos provenientes do pelotão local.
Os homenageados desta edição foram:
- Capitão PM Paulo Ricardo Baldin Rossetti
- 1º Tenente PM Paulo César Olivato Júnior
- 1º Sargento PM José Roberto Malaquias
- 1º Sargento PM Luciano Nunes
- Cabo PM Marcelo Endrigo Matiello
- Cabo PM Valter Luhmann Neto
A solenidade contou com a presença dos vereadores Dr. Carlos Gomes, presidente da Câmara, Claudinei Damalio, Heldreiz Muniz, Joceli Mariozi, Luiz Paraki, Macena, Rui Nova Onda e Titi.
A mesa solene foi composta por ilustres personalidades, entre elas:
- Dr. Carlos Gomes, presidente da Câmara
- Coronel Monteiro, diretor municipal de Segurança Pública e Trânsito, representando a prefeita municipal, Maria Teresinha de Jesus Pedroza
- Tenente-Coronel Marcelo Facádio, comandante do 24º BPM-I
- Vereador Rui Nova Onda, vice-presidente da Câmara
- Vereador Luiz Paraki, primeiro secretário da Mesa Diretora
- Vereadora Joceli Mariozi, segunda secretária da Mesa Diretora
A cerimônia também contou com a participação de notáveis convidados, como Diego César Valente e Silva, diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, 1º Tenente André Giuliano Risso Bovolon, comandante dos bombeiros em Rio Claro, e Subtenente Marcos Veríssimo, coordenador da Defesa Civil de São João da Boa Vista.
Familiares, amigos, dezenas de bombeiros e profissionais da área de segurança se reuniram no Plenário para prestar suas homenagens e reconhecer o comprometimento e a coragem demonstrados pelos homenageados.
A Medalha Bombeiro do Ano ‘Antônio Manuel dos Santos’ foi instituída por meio do Decreto Legislativo 13/2022, de autoria dos vereadores Dr. Carlos Gomes e Luís Carlos Domiciano (Bira). O título presta uma justa homenagem ao herói do 16° Grupamento de Bombeiros, Antônio Manuel dos Santos, que, infelizmente, perdeu a vida enquanto cumpria seu dever. Deslocado de Campinas para São João da Boa Vista em 3 de outubro de 1942, com o objetivo de combater um incêndio de grande proporção em uma marcenaria, o bombeiro sofreu ferimentos graves após ser atingido por uma parede que desabou durante o combate ao incêndio. Antônio Manuel dos Santos faleceu aos 45 anos, em 17 de janeiro de 1943, mais de três meses após o trágico incidente.