Terça-feira, Outubro 22, 2024

Festival Assad oferece atividades musicais gratuitas em São João da Boa Vista

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador do blog Fala São João, onde atua desde sua criação em 2012. Ao longo dos anos, ele publicou mais de 5.000 artigos sobre uma ampla gama de temas, incluindo notícias de última hora, acontecimentos policiais e questões políticas, entre outros.

Masterclasses e oficinas já estão abertas, e as aulas serão ministradas por alguns dos principais artistas do gênero instrumental. O Festival Assad, considerado o maior evento do gênero no país, está com inscrições abertas para as oficinas e masterclasses presenciais, com renomados músicos instrumentais. O festival ocorre anualmente em São João da Boa Vista/SP e será realizado este ano entre os dias 26 e 30 de julho. A programação completa já está disponível para consulta.

As inscrições permanecem abertas até o dia 08 de julho, podendo ser feitas no site oficial do evento ou por correio para o endereço Praça Coronel Joaquim Cândido, 40, Centro, São João da Boa Vista-SP, CEP 13870-149. A expectativa da organização é que mais de 300 pessoas se inscrevam nas oficinas e masterclasses, que serão realizadas no CLAC – Centro Livre de Arte e Cultura.

Entre os músicos e grupos convidados para ministrar as masterclasses e oficinas estão: Nilze Carvalho, Cristina Braga, Quarteto Abayomi, Grupo Mawaca, Carol Panesi e Duo Siqueira Lima.

O FESTIVAL: Com uma temática voltada para o feminino, a 11ª edição do festival trará grupos compostos majoritariamente por musicistas mulheres, visando valorizar o trabalho de grandes artistas e compositoras. Criado em 2012, o Festival Assad proporciona ao público a oportunidade de assistir a apresentações de alguns dos principais nomes da música instrumental contemporânea, além de oferecer oficinas e masterclasses gratuitas.

Segundo Fafá Noronha, diretora e uma das idealizadoras do festival, a ideia de celebrar as artistas mulheres surgiu em 2022 durante a participação no Festival de Verão de Campos do Jordão/SP, que contou com a curadoria das musicistas e cantoras Clarice Assad e Mônica Salmaso. Fafá destaca a importância de valorizar todas as artistas que enfrentam os desafios do mercado musical atual, que reflete a sociedade sexista em que vivemos.

Vânia Noronha, também criadora do evento, ressalta a importância social do festival, que oferece oficinas e masterclasses gratuitas, contribuindo para a formação de jovens músicos. Ela destaca que os shows, oficinas e masterclasses proporcionam uma oportunidade única para estudantes e o público em geral se aproximarem e aprenderem com renomados nomes da música instrumental mundial, de forma gratuita.

O evento leva o nome da família Assad, que conta com membros reverenciados mundialmente, como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad, a cantora, violonista e compositora Badi Assad, e a compositora, arranjadora, pianista e cantora Clarice Assad. Em 2022, Clarice e Sérgio foram indicados ao Grammy pelo álbum “Archetypes”, lançado em maio de 2021, que é uma suíte coletiva em parceria com o Third Coast Percussion. Sérgio e Odair são reconhecidos internacionalmente como um dos melhores violonistas do mundo.

O festival é realizado pelo CLAC – Centro Livre de Arte e Cultura, por meio das leis de incentivo estadual (PROAC-ICMS) e federal (Lei de Incentivo à Cultura). A edição de 2023 contará com o apoio da Prefeitura de São João da Boa Vista/SP e da Unifae, além do patrocínio de empresas como Galvani, Bradesco, Big B, Big Bom Supermercados, Dacota Cabos Elétricos, Dra. Cherie e Grings.

A programação do festival está sujeita a alterações, mas as oficinas serão realizadas das 10h às 12h no CLAC – Centro Livre de Arte e Cultura. Confira as datas e os músicos responsáveis pelas oficinas:

  • 27/07 (quinta-feira): Nilze Carvalho – Oficina sobre Ivone Lara
  • 28/07 (sexta-feira): Cristina Braga, Ricardo Medeiros e Joca Moraes
  • 29/07 (sábado): Quarteto Abayomi
  • 30/07 (domingo): Grupo Mawaca

Já as masterclasses ocorrerão das 14h às 18h, também no CLAC – Centro Livre de Arte e Cultura. Confira as datas e os músicos responsáveis pelas masterclasses:

  • 27/07 (quinta-feira): Carol Panesi – Improvisação e Criatividade
  • 28/07 (sexta-feira): Cecília e Fernando (Duo Siqueira Lima)
  • 29/07 (sábado): Cecília e Fernando (Duo Siqueira Lima)

Além das oficinas e masterclasses, haverá uma série de shows durante o festival. As apresentações serão realizadas no Theatro Municipal, com exceção do show do dia 29, às 17h, que ocorrerá no Fonteatro Emílio Caslini – Praça Cel. Joaquim José.

Confira a programação de shows:

  • 26/07 (quarta-feira) – 20h30: Nilze Carvalho e Trio
  • 27/07 (quinta-feira) – 20h30: Cristina Braga, Ricardo Medeiros e Joca Moraes
  • 28/07 (sexta-feira) – 20h30: Carol Panesi, Ajurinã Zwarg e Fábio Leal
  • 29/07 (sábado) – 17h*: Quarteto Abayomi
  • 29/07 (sábado) – 20h30: Grupo Mawaca
  • 30/07 (domingo) – 9h30: Clube do Choro Jorge Assad (Foyer do Theatro)
  • 30/07 (domingo) – 11h: Lyra Orchestra de Ribeirão Preto
  • 30/07 (domingo) – 19h: Jazzmin’s Big Band

O Festival Assad é reconhecido como o maior evento de música instrumental do país, reunindo músicos de renome internacional em apresentações e masterclasses gratuitas. Com o nome da família Assad, conhecida por sua rica tradição musical, o festival celebra e promove a música instrumental, proporcionando uma experiência única para o público interessado.

Para mais informações sobre o Festival Assad, acesse o site oficial festivalassad.com.br ou acompanhe nas redes sociais: Instagram, Facebook e Youtube.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Vídeos: Tentativa de Roubo em Residência no Jardim Priscila, São João da Boa Vista

Na manhã desta sexta-feira, 18 de outubro de 2024, por volta das 6h, uma residência localizada no bairro Jardim...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -