No dia 18 de maio, em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, diversas mobilizações foram promovidas em todo o país, reforçando o movimento pelo fechamento de manicômios e a implementação de novas legislações.
De acordo com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial, juntamente com a adoção de práticas inovadoras, representou um importante marco na Reforma Psiquiátrica Brasileira, sendo reconhecida internacionalmente.
Nessa sexta-feira, 19, em São João da Boa Vista, foi realizada a exposição “Luta Antimanicomial, você conhece esse passado?”, aberta ao público e que teve início às 21h, estendendo-se até 22h30. Durante o evento, foram expostas 50 fotografias que retratavam antigas instituições manicômiais.
“Os alunos guiaram as pessoas pela exposição, fornecendo informações sobre como eram as condições, os efeitos negativos, as sequelas causadas e o motivo da luta para que essas práticas não voltassem a ocorrer”, informou Talys Luis Petreca, estudante de psicologia.
A exposição pôde ser conferida no Campus Mantiqueira, situado na Avenida Doutor Otávio da Silva Bastos, nº 2.439, no bairro Jardim Nova São João, em São João da Boa Vista.