Quinta-feira, Fevereiro 29, 2024

Exposição homenageia grandes nomes da arquitetura nacional

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael trabalha na redação do Fala São João desde sua fundação em 2012. Nos anos seguintes, ele liderou o setor de marketing da empresa e publicou mais de 4.000 artigos — um mix de notícias de última hora, notícias policiais, notícias políticas e muito mais.

Os banners na Praça do Palmeiras exibem obras, histórias e curiosidades sobre o tema.

De 5 de novembro a 10 de dezembro, quem passar pela calçada da Sede Social do Palmeiras (Av. Dona Gertrudes, 221) poderá contemplar e aprender muito sobre ícones da arquitetura brasileira. Idealizada e organizada pelos arquitetos Victor Minghini e Ricardo Ciaco, respectivamente docente e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Unifeob, a mostra “Casas Brasileiras do Século XX” apresenta construções residenciais modernas e exemplares, produzidas entre as décadas de 1950 e 70 no país.

“O que nos interessa é que o acesso à exposição seja franco, gratuito e direto na calçada do centro da cidade” diz o idealizador da exposição Victor Minghini

“O propósito único, genuíno, é falarmos de arquitetura diretamente no espaço público, romper o debate interno aos limites acadêmicos e reconhecer, expor e valorizar personagens importantes da historiografia da arquitetura brasileira, criando novas referências no imaginário público”, explica Victor. Para ele, realizar a exposição em um espaço como o Palmeiras, na principal avenida do município, é essencial para o sucesso do projeto. “Expandir a calçada do centro junto a um patrimônio edificado favorece que o discurso seja ampliado, não deve haver grades para o acesso ao conhecimento”.

Conteúdo

Transeuntes poderão ter contato com vida e obra de Vilanova Artigas, Paulo Mendes da Rocha, Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, João Filgueiras Lima, Jaime Lerner, Eduardo de Almeida, Marcos Acayaba, Oswaldo Bratke e Rino Levi, bem como com as fotografias dos responsáveis por documentá-las: Nelson Kon, Joana França e Ricardo Perini. Para maior imersão, a exposição também conta com um site: abre.ai/casasbrasileiras.

Embora seja impossível retratar com fidelidade a riqueza da produção habitacional da arquitetura moderna brasileira, Minghini acredita que o conteúdo da exposição reflita um recorte justo. “Para o curso de Arquitetura e Urbanismo representa também um primeiro intento em aproximar as reflexões acadêmicas à comunidade”, afirma. “O que nos interessa é que o acesso à exposição seja franco, gratuito e direto na calçada do centro da cidade”.

Conheça o curador

Arquiteto e urbanista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009), especializou-se em Sustentabilidade das Edificações (Mackenzie – 2011), em Habitação e Cidade (Associação Escola da Cidade – 2012) e em Geografia, Cidade e Arquitetura (Associação Escola da Cidade – 2014). É mestre (2019) no programa de pós-graduação da Universidade de São Paulo (FAU/USP) na área de Projeto de Arquitetura. No campo profissional, é sócio-proprietário do escritório Commune Arquitetura no desenvolvimento de projetos em diversas escalas e programas.

FONTE: UNIFEOB

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Mulher morre após fritar ovo e sofrer queimaduras graves no interior de SP: Incidente traz alerta sobre segurança na cozinha

Mulher sofre queimaduras graves e falece após incidente na cozinha, no interior de São Paulo. Rio Claro, São Paulo -...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -