Sábado, Abril 19, 2025

Empreendedora Sanjoanense de sucesso fatura 60 milhões e é destaque na revista Exame

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Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador e responsável pelo Jornal Fala São João, presente desde sua criação em 2012. Com uma atuação destacada no jornalismo, Rafael já publicou mais de 6.000 artigos, cobrindo uma ampla gama de assuntos, como notícias de última hora, ocorrências policiais e análises políticas, sempre comprometido em informar e conectar a comunidade de São João da Boa Vista e região.

Aos 30 anos e com R$ 60 milhões: empreendedora alcançou sucesso com jalecos e cafés. Cici Navarro proprietária da empresa de jalecos personalizados Dra. Cherie e do Café Cherie, marcas que juntas faturam R$ 60 milhões.

A influenciadora digital Ana Cecília Navarro, ou Cici Navarro, não era muito chegada à ideia de abrir o próprio negócio. Formada em odontologia, ela poderia facilmente ter chegado ao auge profissional mantendo a rotina de atendimentos em seu consultório particular na grande São Paulo. A paixão por moda, porém, falou mais alto.

Ela não gostava dos jalecos tradicionais oferecidos pelas lojas médicas. Sem muito estilo ou diferenciação, o uniforme de trabalho não era muito feminino e pecava na moda, segundo ela. Diante disso, em 2014, ela criou a Dra. Cherie, marca de jalecos de luxo personalizados que apela para o estilo, cores e coleções especiais.

“Naquela fase, o que eu mais buscava era diferenciação. Não conseguíamos levar moda e personalidade aos consultórios e a um item obrigatório, que é o jaleco”, conta.

Como o negócio começou

Sem deixar a carreira como dentista, Navarro começou o negócio com 4.000 reais, recursos dela e de sua irmã, Ana Carolina — que decidiu entrar como sócia na empresa. Junto da mãe e do cunhado, as duas formataram o modelo de negócios inicial da Dra. Cherie, a priori pautado nas vendas para colegas de profissão, responsáveis pela divulgação boca a boca dos jalecos fashion.

Um segundo passo foi a criação de uma página no Instagram, que acabou se tornando o principal canal para conversão de vendas, concluídas depois do contato de clientes pelo WhatsApp.

O momento favoreceu o primeiro “boom” da marca. O ano de 2014 experimentava a ascensão de redes sociais, como o Instagram, o que impulsionou o alcance da marca, que logo criou seu e-commerce próprio.

O diferencial da marca, segundo Navarro, está no conforto e estilo requintado de peças que, até então, eram vistas como um simples uniforme obrigatório para a lida de dentistas e outros profissionais de saúde. “Ninguém no mercado pensava no bem-estar de milhares de profissionais que teriam de ficar horas com um uniforme que não representa quem realmente são e o que gostam de vestir”, diz.

O sucesso da marca levou a empreendedora a decidir dedicar-se exclusivamente ao negócio. “Passei um ano fazendo mil coisas ao mesmo tempo, era uma loucura. Mas percebemos que precisava colocar mais energia”.  Para ela, porém, a decisão não foi uma tomada de risco. “Não embarquei numa ilusão, embarquei num sonho que já estava acontecendo e dando muito certo. Enxergar isso é vital para empreendedores”, diz.

Hoje, a Dra. Cherie tem seis lojas físicas (mais da metade delas foram abertas no último ano) e um e-commerce também responsável por exportar os produtos para países como:

  • Bolívia
  • Paraguai
  • Chile
  • Colômbia
  • México
  • Austrália
  • Peru
  • Panamá
  • República Dominicana
  • Argentina
  • Estados Unidos

Novos negócios

A relevância das lojas físicas surpreendeu as sócias logo de cara. Desse desempenho, surgiu a ideia de apostar na diversificação e na boa experiência de quem vai até uma unidade física para fazer compras. Assim surgiu o Café Cherie, uma cafeteria anexa à principal loja da marca, próxima à rua Oscar Freire, região nobre de São Paulo.

Na loja, clientes têm acesso a um espaço instagramável, totalmente rosa. “É uma experiência além do produto”, diz Navarro. “Foi muito importante entender o que o cliente queria quando vinha “turistar” na nossa loja e o café nos ajuda a reter essa atenção e paixão”, diz.

Este ano, foi inaugurado em Belo Horizonte mais uma unidade do Café Cherie, desta vez em formato contêiner, que também é anexado junto à uma loja da Dra. Cherie.

Agora, crescendo de forma orgânica, a Dra.Cherie também se apoia no sucesso de Navarro nas redes sociais. Com mais de 190.000 seguidores, ela compartilha em seu perfil do Instagram produzindo conteúdos sobre moda, empreendedorismo e lifestyle.

Em outra frente, a marca também aposta em collabs com marcas conhecidas. Na estão Smiley, Disney, Colgate e Mattel.

Segundo a empreendedora, o ano de 2022 tem sido de estruturação para a marca, que agora aprende a lidar com os mais de 200% de crescimento dos últimos dois anos. Em 2021, o grupo faturou R$ 59 milhões, e o café quadruplicou as receitas. “É um momento de teste para nós, mas apostamos no crescimento contínuo”, diz.

https://exame.com/negocios/aos-30-anos-e-com-r-60-milhoes-empreendedora-alcancou-sucesso-com-jalecos-e-cafes/

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