Quinta-feira, Julho 18, 2024

Em Meio a Treinamento, Piloto da FAB é Surpreendido por Interceptação e Recebe Notícia Surpreendente

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael trabalha na redação do Fala São João desde sua fundação em 2012. Nos anos seguintes, ele liderou o setor de marketing da empresa e publicou mais de 4.000 artigos — um mix de notícias de última hora, notícias policiais, notícias políticas e muito mais.

Na tarde da última quarta-feira, 5 de junho, por volta das 16h, um evento memorável ocorreu na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), sede do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça. Durante um voo de instrução, o aviador Tenente João Paulo Muguet Cunha, de 29 anos, foi surpreendido por uma interceptação especial.

Pilotando um T-27M Tucano com um cadete a bordo, o Tenente João Paulo foi abordado por dois A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça, pilotados pelo Capitão Neves e pelo Capitão Bezerra. Através da frequência de comunicação, eles transmitiram uma mensagem inesperada e de grande honra:

“Em nome da Esquadrilha da Fumaça, eu tenho a honra de anunciar que, a partir de agora, a gente tem uma nova missão para você, que é a de representar a Força Aérea Brasileira no Brasil e no mundo, além de despertar a vocação aeronáutica em muitas pessoas. A partir de agora você é o mais novo piloto da Esquadrilha da Fumaça. Seja muito bem-vindo ao time”, declarou o Capitão Bezerra pelo rádio.

Natural de Nova Iguaçu (RJ), o Tenente João Paulo se formou Aspirante a Oficial em dezembro de 2017 na AFA e especializou-se em aviação de caça no Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5º GAV – Esquadrão Joker) em Natal (RN). Retornou à AFA como instrutor de voo no Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA) e voluntariou-se para integrar o EDA.

“Foi muita emoção. Só tenho a agradecer!”, afirmou o aviador, visivelmente emocionado com a interceptação e a notícia recebida durante o voo.

Simultaneamente, em Natal (RN), o Tenente Marcílio Brito Fonseca, também instrutor de voo no Esquadrão Joker, recebeu uma ligação do Major-Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER), informando sobre sua nova designação na Esquadrilha da Fumaça.

“Foi um dia muito especial na minha vida. Recebi a feliz notícia de que vou fazer parte da Esquadrilha da Fumaça, realizando um sonho de criança. Estou muito feliz, só quero agradecer a Deus, à minha família e a todos que confiaram no meu trabalho”, comentou o Tenente Aviador Marcílio.

Natural de Natal (RN), ele se formou Aspirante em dezembro de 2016 na AFA e foi promovido a 1º Tenente em agosto de 2019. Após retornar a Natal para a Especialização Operacional na Aviação de Caça no Esquadrão Joker, tornou-se instrutor daquele esquadrão em 2020.

Ambos os tenentes passarão pelo curso de Piloto Operacional de Demonstração Aérea (PODA) na Esquadrilha da Fumaça, preparando-se para realizar apresentações aéreas dentro e fora do Brasil.

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

Vídeo: Batida na Dr. Durval Nicolau (Mantiqueira), Motorista Passa Mal e Derruba Rede Elétrica

No domingo (14), um acidente na Avenida Dr. Durval Nicolau deixou a área da Mantiqueira sem energia elétrica. Por...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -