Durante a sessão da Câmara dos Vereadores realizada nesta segunda-feira, 14/05/2024, o vereador Luiz Paraki apresentou o parecer para discussão e votação, sob a condução do vereador Carlos Gomes.
“O título de cidadão Sanjoanense, é uma honraria reservada apenas a forâneos (visitante/forasteiros) que contribuem de alguma forma significativa para a sociedade de São João da Boa Vista”.
O Projeto de Lei 027/2024, que revoga o Decreto 017/2019 concedido pela Câmara dos Vereadores, retirando o título de cidadão Sanjoanense de José Urias de Barros Filho, conhecido como ‘Carioca’, foi submetido ao plenário para deliberação. Por uma margem de 9 votos a 6, os vereadores decidiram pela revogação do título.
Esta revogação é vista como uma justa retribuição ao repórter, que se vê envolto em acusações de discriminação e é objeto de uma investigação por conduta reiteradamente antiética e desrespeitosa não apenas com os vereadores, mas também com os cidadãos de São João da Boa Vista.
A decisão foi apoiada pelos vereadores: Aline Luchetta, Carlos Gomes, Gustavo Belloni, Joceli Mariozi, Paraki, Mercílio Macena, Claudinei Damalio, Rui Nova Onda e Rodrigo da UPA (que além de sensatos já foram de alguma forma vítima das distorções do repórter em suas lives).
É importante ressaltar que os vereadores: Titi, Pastor Carlos, Heldreiz Muniz, Claudinho da Prefeitura, Bira e Junior da Van posicionaram-se ao lado de Carioca, associando sua imagem ao caos que o repórter tem causado na saúde pública, no caso de discriminação do funcionário público, entre outras condutas anti-profissionais do repórter. Fica a critério do leitor interpretar a postura dos vereadores como sendo coniventes com Carioca ou apenas fazendo oposição à atual situação política da cidade”.