Sexta-feira, Fevereiro 23, 2024

Cerimônia de 60 anos UNIFAE homenageia história do Centro Universitário

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael trabalha na redação do Fala São João desde sua fundação em 2012. Nos anos seguintes, ele liderou o setor de marketing da empresa e publicou mais de 4.000 artigos — um mix de notícias de última hora, notícias policiais, notícias políticas e muito mais.

Teatro lotado, memórias e muitas emoções. Foi assim a cerimônia de 60 anos do UNIFAE, que contou com convidados, familiares de ex-diretores da instituição, autoridades do município, professores, estudantes e comunidade.

Quem abriu a noite foi o pianista Gustavo Mérida, com a música “Arrastão”. Durante a cerimônia, o músico também performou algumas músicas ao lado da cantora Marina Romera e o Hino de São João da Boa Vista. Logo após, o Jornalista e professor Wiliam de Oliveira, aposentado na instituição, faz a leitura de dois textos, “Professonhos” e “Parabéns UNIFAE”. 

A mesa estava composta pela Prefeita de São João, Maria Teresinha de Jesus Pedroza; o presidente da Câmara, Raimundo Rui; o reitor da UNIFAE, Marco Aurélio Ferreira; a vice-reitora Anita Bellotto Leme Nagib; o decano da instituição professor mestre Luiz Antônio de Souza; o Pró-Reitor De Administração, Professor Mestre Luís Carlos Evaristo; a Pró-Reitora De Graduação, Professora Doutora Alice Orrú; e a Pró-Reitora De Pós-Graduação E Pesquisa, Professora Doutora Laura Ferreira De Rezende.

Um vídeo de 60 anos UNIFAE foi exibido, como forma de resgate histórico, com imagens do Centro Universitário ilustrando o passado e presente. O Mestre de Cerimônia fez a leitura de ofícios recebidos em homenagem, e deu espaço para as mensagens em vídeos, exibidos no telão. Entre eles, estavam profissionais como a escritora e maratonista Sara Velloso, ex-presidente da ABCiber, Eugenio Trivinho, e o governador do estado, João Doria, que parabenizou e agradeceu o trabalho que a instituição exerce.

A atual reitoria do UNIFAE prestou homenagens aos familiares e diretores que fizeram história na instituição. Eduardo Coimbra Pirajá Martins, filho do prefeito Oscar Pirajá –que, em 1973, adquiriu o prédio do Colégio Santo André para abrigar o UNIFAE, conta: “Esse ano meu pai completa 100 anos, e estamos muito agradecidos com tudo isso. Lembro desde pequeno, quando meu pai adquiriu o prédio do antigo colégio Santo André, teve uma movimentação grande na época. E cresceu muito, vi a FAE desenvolver cada vez mais e ser um orgulho para a região”.

João Otávio Bastos esteve presente para receber a homenagem em nome de seu avô, Octávio Bastos, fundador da FAE, primeira instituição de ensino da região: “Não é trivial uma cidade desse tamanho possuir certa gama de oferta de ensino superior, e isso faz parte do que as pessoas há 60 anos atrás fizeram, que foi ousar criar a instituição. Eu, como sanjoanense, fico muito orgulhoso disso. Motivo de muita comemoração”.

O professor Valdemir Samonetto atuou como diretor e reitor de 2004 até 2012, e com isso ressalta que passou 35 anos dentro da instituição, como aluno, professor e reitor: “É maravilhoso rever a equipe que trabalhamos, a reitoria atual está de parabéns pelo evento público, que mostra a importância da primeira instituição de Ensino superior da nossa região, começando com três cursos (Administração, Economia e Ciências Contábeis) e hoje já oferecer vinte cursos e também os de pós-graduação”.

Eduardo Ciaco é professor da UNIFAE e filho do diretor Prof. João Batista Ciaco Neto, que atuou entre os anos de 1996 a 2000. “Meu pai entrou como aluno na primeira turma do UNIFAE e passou a dar aula até se aposentar. Isso é muito importante para a região e também aos alunos”. Já o vice-diretor durante a mesma época, Prof. Sérgio Venício Dragão, destaca a tradição do Centro Universitário e fala com orgulho dos 37 anos que passou no UNIFAE: “Representa diversas gerações, transformou e segue transformando a vida de muitos jovens. Sempre foi muito bem conduzida. Me sinto em casa toda vez que vou até lá”.

Agora decano da instituição, o professor Luiz Antonio de Souza diz que completará 53 anos de convivência no local, e um filme passa em sua cabeça: “Acompanhei desde o primeiro diretor, é uma emoção enorme. Começamos com o curso de economia, a primeira classe em 1963 e a primeira turma em 1966. Fomos criar novos cursos de Administração e Ciências Contábeis em 1973. Depois em 1998 e 1999 os demais cursos. Todos os homenageados hoje foram fortes e magníficos! ”

A prefeita Teresinha esteve presente, e aproveitou para parabenizar o UNIFAE: “Estou muito feliz por vivenciar esse momento da autarquia da prefeitura. Essa parceria tem beneficiado muito a comunidade”. 

O atual reitor da UNIFAE, Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira se mostra grato por tudo que vivencia: “São 26 anos de UNIFAE em minha vida, mais da metade da minha idade. Isso me deixa muito feliz vendo as pessoas que contribuíram com o desenvolvimento de São João, na realização de um sonho de 60 anos atrás. O papel do UNIFAE é este: prestar serviço à comunidade e formar profissionais brilhantes”. A vice-reitora Profa. Dra. Anita Bellotto Leme Nagib concorda, e enfatiza: “Vemos a trajetória da UNIFAE e seu impacto na vida da comunidade. Todos os cursos de Saúde, Humanas e Exatas contribuem para o desenvolvimento de São João, e para nós da reitoria é muito especial relembrar quem nos antecedeu, para que estivéssemos aqui hoje”.

FONTE: UNIFAE

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Reio/Time São João se prepara para a 26ª Taça EPTV de Futsal

Após o título da primeira divisão do Torneio de Verão de Águas da Prata, equipe adulta do Reio/Time São...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -