Inspirados no “Kom in de kas!” (“Entre na estufa!”), evento realizado em diversas regiões da Holanda desde a década de 1970, os produtores de Holambra voltam a abrir as suas fazendas para que os turistas conheçam os “bastidores” do plantio à colheita e conversem sobre a história dessas famílias que chegaram ao Brasil após a Segunda Guerra Mundial.
Realizado apenas em dois dias no ano. As visitas poderão ser feitas apenas no dia 1º ou no dia 2 de abril em 2023, no período das 8h às 17h. O ponto de partida será o Bloemenpark (Sítio Laguna, na estrada municipal HBR 155), o mais completo parque de flores da Holambra, cujos jardins e canteiros são formados por mais de 30 variedades de rosas e cerca de 200 tipos de flores e plantas ornamentais.
Ali, os turistas receberão mapas impressos ou virtuais para as 5 rotas (em cores diferentes) que os conduzirão até cada fazenda, em seus próprios veículos, para que tenham maior liberdade de horários e permanência em cada local. No retorno, eles terão acesso ao Bloemenpark para um passeio meio aos canteiros e jardins especialmente preparados para fotos incríveis e poderão adquirir as flores admiradas nas fazendas visitadas, que serão comercializadas pelo Grupo de Escoteiros da cidade, com renda parcialmente revertida para a instituição.
Recomenda-se a realização de três visitas no período da manhã, parada para o almoço e duas visitas na parte da tarde para que todos possam aproveitar a oportunidade de apreciar o mais lindo pôr-do-sol de Holambra no retorno ao Bloemenpark. O parque, além de belos jardins, também oferece gastronomia, áreas kids e de lazer para as famílias.
O dia do passeio custa R$ 50,00 (meia entrada) e R$ 100,00 (inteira). Crianças de até cinco anos não pagam ingressos e, de 6 a 12 anos, pagam meia entrada, assim como todos os demais previstos em lei. As vendas são realizadas exclusivamente no site www.bloemenpark.com.br. A organização do evento alerta que, infelizmente, não há acessibilidade para cadeirantes ou para pessoas com dificuldade de locomoção. Recomenda-se a compra antecipada, pois os ingressos são limitados a somente 200 visitantes por dia, considerando a informalidade das visitas às fazendas.