Mais um trágico assassinato de animais choca comunidade local
São João da Boa Vista, SP – Um ato cruel de violência contra animais abalou profundamente os moradores do bairro Recanto do Jaguari. O felino Bartolomeu, carinhosamente conhecido como Barto pela avó de Nicoli, Dona Rosalina, foi encontrado morto em circunstâncias chocantes. Barto era um companheiro fiel da avó e de sua pequena filha há muitos anos, e sua perda deixou a família devastada.
O gato Bartolomeu era conhecido por sua natureza dócil, preferindo passar a maior parte do tempo dentro de casa e apenas sair durante o dia, retornando prontamente quando chamado por sua avó. Entretanto, o animal desapareceu misteriosamente no Dia das Mães, deixando todos preocupados com seu paradeiro.
Ontem (15), o triste desfecho dessa história se deu quando o corpo de Barto foi encontrado no telhado de uma residência nas proximidades. Infelizmente, o animal exibia sinais evidentes de envenenamento, o que indica uma morte prematura e dolorosa.
A notícia da morte de Bartolomeu abalou profundamente a família e os vizinhos, que se uniram em apoio a Dona Rosalina e sua filha nesse momento de angústia. O gato era parte integrante da família, recebendo todo o cuidado e carinho que merecia.
Além disso, a preocupação agora se estende à outra gata da família, chamada Nestle, que também está desaparecida desde o ocorrido. A incerteza sobre seu paradeiro aumenta a aflição da família, que teme por sua segurança e bem-estar.
Dona Rosalina, inconformada com a crueldade cometida contra seus animais de estimação, tomará medidas legais para garantir que os responsáveis por esses maus-tratos sejam identificados e punidos de acordo com a lei. Ela irá registrar um boletim de ocorrência na delegacia local, a fim de iniciar uma investigação sobre o caso.
Esse trágico episódio serve como um alerta para a importância de proteger e valorizar a vida dos animais, repudiando atos de violência e crueldade. É fundamental que a comunidade se una para combater tais abusos e garantir a segurança e o bem-estar de todos os seres vivos.
Nesse momento de luto e indignação, a família espera que a justiça seja feita e que a memória de Bartolomeu seja honrada, enquanto mantém a esperança de que Nestle seja encontrada em segurança e retorne ao lar.
CRIME
Multa e prisão por maus-tratos
Para se ter uma ideia da gravidade do problema, em 2021 foram registrados pelo GDF 390 casos de maus-tratos aos animais, sendo 357 via ouvidoria. As demais denúncias vieram por meio de órgãos como Ministério Público, Secretaria de Agricultura e Ibama. A maioria esmagadora, 60% das violências, era contra cães. Em segundo lugar no ranking, empatados com 15%, gatos e cavalos. Os 10% restantes com outros animais como porcos e pássaros.
A pena por esse tipo de crime vai desde multa de um a 40 salários mínimos por animal, até a prisão em casos extremos. Na esfera penal, o crime é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda. Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada em de ⅓ a ⅙.
“Maus-tratos configuram infração ambiental e também crime ambiental, o sujeito responde nas duas esferas, administrativa e penal. A pessoa que maltrata pode ser presa em flagrante”, esclarece o fiscal do Brasília Ambiental. “É igual à legislação de trânsito: o cara está bêbado e atropelou alguém, ele cometeu um crime e vai responder penalmente perante o juiz e também administrativamente, o Detran pode multar, prender o carro, suspender a carteira de motorista”, compara.
ENVENENAMENTO DE ANIMAIS:
As organizações não governamentais possuem um papel importante e insubstituível na sociedade. Porém, você deve exercer a sua cidadania. Não se cale frente aos crimes contra os animais. Denuncie!
A Prefeitura de Caconde tem recebido, frequentemente, denúncias sobre envenenamento de animais no município.
Nos envenenamentos intencionais, o que é crime, a grande maioria das vítimas são os animais de rua e aqueles que, apesar de terem dono, têm acesso à rua. Este tipo de intoxicação pode ser causado por pessoas que desejam se livrar dos animais, sejam eles abandonados ou não, simplesmente pelo fato de sentirem-se incomodadas.
É importante frisar que os animais de rua só estão nessa situação porque, infelizmente, há uma atitude covarde de os abandonar.
Se o seu animal foi envenenado ou morreu e você suspeita que seja por chumbinho:
1º – Leve-o imediatamente ao veterinário e solicite um laudo técnico.2º – Colete provas como fotos, vídeos do animal e restos de alimento ou do veneno encontrado, procure testemunhas do caso e faça um Boletim de Ocorrência, munido das provas ou nome das testemunhas.3º – É possível também, fazer denúncias anônimas diretamente no Ministério Público.
Também é importante alertar sobre os perigos e os riscos à saúde de todos, inclusive às crianças, que podem facilmente levar o veneno à boca.
Caso você presencie maus-tratos a animais de quaisquer espécies, como envenenamento, vá à delegacia de polícia para lavrar o Boletim de Ocorrência (BO).
A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.
As organizações não governamentais possuem um papel importante e insubstituível na sociedade. Porém, exerça a sua cidadania. Não se cale frente aos crimes contra os animais e o meio ambiente.
Telefones e endereços para denúncia:
• Polícia Militar:190
• Disque Denúncia:181
• IBAMA (no caso de animais silvestres) – Linha Verde: 0800 61 8080 • www.ibama.gov.br/denuncias
• Ministério Público Federal: http://www.mpf.mp.br/servicos/sac
Envenenar animais é crime e dá cadeia!
Não se cale, denuncie!