Segunda-feira, Junho 24, 2024

Acervo com centenas de discos de vinil é recuperado pelo Departamento de Cultura

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael trabalha na redação do Fala São João desde sua fundação em 2012. Nos anos seguintes, ele liderou o setor de marketing da empresa e publicou mais de 4.000 artigos — um mix de notícias de última hora, notícias policiais, notícias políticas e muito mais.

Um grande acervo musical foi recuperado pela equipe do Departamento de Cultura da Prefeitura de São João da Boa Vista. O material, com aproximadamente 700 discos antigos de goma-laca e vinil, reúne diversas coleções e estavam no barracão da antiga empresa Sanbra.

A coleção é parte da antiga Rádio Difusora (atualmente Piratininga AM), que funcionava nos altos da torre sineira da Igreja Catedral. Também reúne itens que estavam depositados no Museu Histórico e Pedagógico Doutor Armando Salles De Oliveira. “São doações feitas por pessoas que já não tinham mais o gramofone para reproduzi-los”, comenta o presidente da Comissão do Arquivo Histórico e do Museu Histórico e Pedagógico, Antonio Carlos Lorette.

Os discos foram lavados e catalogados pelos funcionários e professores do Centro Educacional São João Batista, retornando ao Museu antes de serem transferidos para a Sanbra.

Uma parte também é da grande concentração de álbuns de música clássica por famosas orquestras, que provém da coleção do professor José Telles Guimarães, o qual ensinou piano na cidade de São Paulo por mais de meio século. “Ele foi comprando e recebendo doações de familiares e seus alunos. Antes de falecer, doou todos os discos para o Museu de Arte Sacra, que, mais tarde, foram transferidos para o Museu Histórico”, esclarece Lorette.

Reunindo vários momentos da história da música nacional e internacional, como óperas, tangos, maxixes e sambas, e de artistas como Carmem Miranda, Luiz Gonzaga e Roberto Carlos, os discos agora estão concentrados no Centro Cultural Pagu, onde estão sendo avaliados e catalogados para compor um setor específico no Arquivo Histórico da cidade.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Lavrador Morre em Incêndio em Sítio na Serra da Paulista, São João da Boa Vista

O lavrador Levi Vieira dos Santos, de 53 anos, morreu em um incêndio na quinta-feira (20) em um sítio...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -