Domingo, Dezembro 22, 2024

Evento: Departamento de Cultura promove exposição “Consciências e Presenças Negras”

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador e responsável pelo Jornal Fala São João, presente desde sua criação em 2012. Com uma atuação destacada no jornalismo, Rafael já publicou mais de 6.000 artigos, cobrindo uma ampla gama de assuntos, como notícias de última hora, ocorrências policiais e análises políticas, sempre comprometido em informar e conectar a comunidade de São João da Boa Vista e região.

O mês de novembro é marcado pelo Dia da Consciência Negra (20), mas também pelo Dia Internacional de Luta Contra a Violência às Mulheres (celebrado nesta sexta, 25). Pensando nisso, o Departamento de Cultura tem uma nova exposição no Museu Histórico e Pedagógico Dr. Armando de Salles Oliveira. A mostra tem o nome de “Consciências e Presenças Negras” e conta com a colaboração e orientação técnica do historiador e doutorando da USP, Luis Pedro Dragão Jerônimo.

“Nossa gestão tem promovido a cultura negra e a participação social, com muita representatividade, das atividades propostas pelo povo negro. Mais do que um sinal de respeito, esta nova exposição é um símbolo de reflexão, para que nossa comunidade siga livre de preconceitos”, disse a prefeita Teresinha.

DETALHES DA MOSTRA
A exposição, que é gratuita, já se encontra aberta para visitação e ficará na cidade até o dia 20 de dezembro. O objetivo é trazer ao público as lutas e contribuições do povo negro, a partir das lembranças dos diversos personagens históricos, divididos em quatro eixos temáticos, sendo eles:

A luta pela liberdade, no qual figuras importantes como Zumbi dos Palmares, Dandara, Tereza de Benguela e Francisco José do Nascimento (mais conhecido como Dragão do Mar) serão destaques;

A luta pela abolição, onde serão contadas histórias de abolicionistas negros como Luís Gama, José do Patrocínio e André Rebouças;

Lembranças da atuação de Machado de Assis, Aleijadinho, Cruz e Souza e Maria Firmina dos Reis e, por último, a luta da mulher negra a partir da trajetória da escritora Carolina de Jesus. A presença africana será destacada por palavras, culinária e danças.

Como forma de reflexão, a exposição também trará aos visitantes documentos e instrumentos de tortura que eram utilizados contra os escravizados e que fazem parte do acervo do Museu Histórico de São João da Boa Vista.

A exposição pode ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Em dias de jogos do Brasil pela Copa do Mundo, a exposição fechará com 30 minutos de antecedência ao início da partida.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Operação 157: Polícia Civil Desarticula Quadrilha Especializada em Roubos a Residências de Alto Padrão em São João da Boa Vista

Roubos a Residências de Luxo em São João da Boa Vista: Operação Policial Tem SucessoSão João da Boa Vista,...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -