Quarta-feira, Janeiro 21, 2026

Integrante de quadrilha que praticou roubo em Espírito Santo do Pinhal é preso em Porto Ferreira

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador e responsável pelo Jornal Fala São João, presente desde sua criação em 2012. Com uma atuação destacada no jornalismo, Rafael já publicou mais de 6.000 artigos, cobrindo uma ampla gama de assuntos, como notícias de última hora, ocorrências policiais e análises políticas, sempre comprometido em informar e conectar a comunidade de São João da Boa Vista e região.

A Polícia Civil de Espírito Santo do Pinhal avançou nas investigações sobre um roubo a residência ocorrido no bairro Jardim Universitário e conseguiu identificar os veículos utilizados pela quadrilha responsável pelo crime. O trabalho investigativo contou com a análise minuciosa de imagens de câmeras de segurança espalhadas por diversas ruas da cidade e monitoradas pela Guarda Civil Municipal (GCM).

Durante a apuração, foi constatado que dois automóveis participaram diretamente da ação criminosa: um GM/Prisma e um VW/Gol. Segundo o delegado titular de Espírito Santo do Pinhal, Dr. Guilherme Risso Teodoro, o VW/Gol prata chegou ao município cerca de 30 minutos antes do GM/Prisma, que transportava os demais integrantes da quadrilha. A estratégia do grupo era realizar uma varredura prévia da cidade para observar a movimentação policial e repassar informações aos comparsas antes do roubo.

Com os dados levantados, o emplacamento do veículo foi inserido no sistema Muralha Paulista, do Governo do Estado, ferramenta que emite alertas automáticos às forças de segurança quando veículos suspeitos transitam por rodovias monitoradas. A partir disso, a mesma quadrilha acabou sendo identificada em uma nova tentativa criminosa, desta vez na cidade de Porto Ferreira.

Tentativa de roubo em Porto Ferreira termina com prisão

Na madrugada de sexta-feira, a quadrilha tentou realizar outro roubo a residência em Porto Ferreira. A ação resultou na prisão em flagrante de um dos integrantes, um jovem de 25 anos, acusado de participar diretamente da tentativa de roubo ao lado de outros indivíduos que ainda não foram identificados.

De acordo com o boletim de ocorrência, o suspeito atuava como apoio externo, permanecendo nas proximidades em um veículo para garantir a fuga do grupo, utilizando o mesmo modo de operação empregado no crime em Espírito Santo do Pinhal.

A Guarda Civil Municipal foi acionada pelo CECOM por volta das 3h21, após um funcionário responsável pelo monitoramento das câmeras de uma empresa e da residência do proprietário perceber a invasão do imóvel por três indivíduos encapuzados.

Durante o patrulhamento na região, os agentes localizaram um GM/Prisma cinza, totalmente insufilmado, com a placa LSP7I15, que posteriormente foi constatada como sendo falsa. Um VW/Gol prata, o mesmo utilizado na ação criminosa em Pinhal, também foi visto trafegando em alta velocidade e chegou a ser acompanhado, mas não foi possível identificar se suspeitos embarcaram no veículo.

Confissão e apreensões

Após um cerco policial, o GM/Prisma foi abordado. O condutor resistiu inicialmente à abordagem, mas acabou descendo do veículo e confessou que fazia a chamada “segunda”, função de apoio aos comparsas durante o crime. Ele também revelou que monitorava o canal de comunicação da Polícia Militar desde a 1h da madrugada.

Segundo o indiciado, o grupo utilizava um simulacro de arma de fogo e um revólver calibre .38 para intimidar as vítimas. Com ele, foi apreendido um aparelho celular, que será analisado no decorrer das investigações.

Diante dos fatos, o rapaz foi preso em flagrante. O veículo GM/Prisma e o celular foram apreendidos e encaminhados para investigação.

Polícia Civil segue com investigações

Em entrevista exclusiva ao repórter Jhonny Laurindo, o delegado Dr. Guilherme Risso Teodoro informou que já solicitou a extração de informações contidas no aparelho celular apreendido em Porto Ferreira. O delegado também confirmou que está em contato direto com a autoridade policial responsável pelo caso naquela cidade, com o objetivo de trocar informações e unir esforços para identificar e prender os demais integrantes da quadrilha.

“As investigações estão bem adiantadas e temos muitas informações. Não podemos repassar detalhes neste momento para não atrapalhar as apurações, mas em breve teremos novidades sobre o caso”, afirmou o delegado.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil de Espírito Santo do Pinhal.

Artigo Relacionado:

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

Carro capota na SP-346 entre Espírito Santo do Pinhal e Santo Antônio do Jardim

Um acidente de trânsito mobilizou equipes de socorro na noite desta terça-feira (20), na rodovia SP-346, que liga os...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -