Segunda-feira, Dezembro 29, 2025

Cerimônia no Centro Cultural Pagú celebra 25 anos do Arquivo Municipal com homenagem a fundadores

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador e responsável pelo Jornal Fala São João, presente desde sua criação em 2012. Com uma atuação destacada no jornalismo, Rafael já publicou mais de 6.000 artigos, cobrindo uma ampla gama de assuntos, como notícias de última hora, ocorrências policiais e análises políticas, sempre comprometido em informar e conectar a comunidade de São João da Boa Vista e região.

Uma solenidade marcada para esta quarta-feira, 17 de dezembro, às 19h, no Centro Cultural Pagú, vai celebrar os 25 anos do Arquivo Municipal Matildes Rezende Lopes Salomão e prestar homenagem aos fundadores que ajudaram a consolidar um dos principais patrimônios históricos de São João da Boa Vista. O evento reúne autoridades, convidados e a comunidade em um momento de valorização da memória sanjoanense e do trabalho de preservação documental desenvolvido ao longo de um quarto de século.

Durante a cerimônia, será aberta ao público a exposição “Arquivo Histórico: 25 anos revelando o Tempo”, que destaca momentos, pessoas e decisões fundamentais para a preservação da história do município. A mostra apresenta documentos, registros e suportes diversos que ajudam a compreender a formação administrativa, social e cultural da cidade.

A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Entre os itens em exibição estão a ata da Primeira Sessão da Câmara Municipal, datada de 1859, além de jornais antigos, fotografias, CDs, disquetes e outros materiais que ilustram diferentes fases da produção documental local, despertando o interesse de estudantes, pesquisadores e moradores.

O historiador Luis Pedro Dragão, curador da exposição, destaca que a iniciativa é uma oportunidade de reafirmar a importância do Arquivo Público e reconhecer o esforço coletivo de todos que contribuíram para a construção e manutenção do acervo. Segundo ele, o trabalho contínuo garante que documentos essenciais permaneçam acessíveis às próximas gerações, fortalecendo a identidade e a memória coletiva.

Criado em janeiro de 2000, o Arquivo Municipal iniciou suas atividades a partir da nomeação de uma comissão composta por 20 membros, responsável pela estruturação do espaço. O funcionamento oficial teve início em outubro do mesmo ano, com dois colaboradores encarregados da organização, higienização dos documentos e atendimento ao público. Em 2003, o Arquivo recebeu oficialmente o nome de Matildes Rezende Lopes Salomão, historiadora que teve papel decisivo na criação tanto do Arquivo quanto do Museu Municipal.

Atualmente, o acervo reúne mais de 10 mil documentos, incluindo atas da Câmara Municipal — com um raro registro paroquial de 1842 —, processos administrativos, almanaques, revistas, fotografias e cerca de 10 mil títulos eleitorais, frequentemente consultados por pessoas que buscam comprovações para fins de aposentadoria e outros direitos.

Entre os materiais mais procurados está o acervo de registros de estrangeiros, doado pela Polícia Seccional. A partir desse conjunto documental, teve início o processo de digitalização, que hoje permite o acesso online a parte do conteúdo por meio do site da Prefeitura Municipal, resultado de uma parceria com o Círculo Italiano local. A iniciativa ampliou o alcance do Arquivo e facilitou pesquisas históricas e genealógicas.

Como parte das comemorações, a vereadora Aline Luchetta apresentou na Câmara Municipal cerca de 40 moções, aprovadas por unanimidade, em reconhecimento a todos que, ao longo desses 25 anos, contribuíram para a preservação da história do município. Na cerimônia desta quarta-feira, seis fundadores do Arquivo Municipal serão homenageados com a entrega oficial das moções emitidas pelo Legislativo.

Os homenageados são o professor João Batista Scanapiecco, Jaime Splesttser Junior, Antônio Carlos Rodrigues Lorette, Waldenir Carbonara, Vânia Gonçalves Noronha e Matildes Rezende Lopes Salomão (in memoriam). A homenagem simboliza o reconhecimento público a pessoas que ajudaram a construir e fortalecer um espaço essencial para a memória e a cultura local.

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

Mulher é encontrada morta em área rural de Espírito Santo do Pinhal

Uma mulher foi encontrada morta na manhã desta quinta-feira (25) em uma área rural de Espírito Santo do Pinhal,...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -