Na noite de domingo, dia 31 de agosto, um incêndio florestal atingiu uma área de vegetação na Estrada da Serra da Paulista, Km 12, em São João da Boa Vista. As chamas começaram por volta das 19h, mobilizando rapidamente equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, brigadistas voluntários e moradores da região.
O combate ao fogo se estendeu por várias horas. Somente por volta das 2h30 da madrugada desta segunda-feira, dia 1º de setembro, o incêndio foi controlado, após consumir grande parte da vegetação rasteira e pastagens. Durante a manhã, ainda foram registrados focos de braseiros ativos, principalmente em troncos de árvores, que estão sendo monitorados devido à ação do vento, que pode reacender as chamas e colocar outras áreas em risco.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de São João, Fernando Medeiros, a causa do incêndio ainda é desconhecida, mas há suspeitas de que tenha sido provocado por ação humana. A Serra da Paulista é um ponto turístico bastante visitado nos finais de semana e no final da tarde, especialmente pelo pôr do sol e a vista panorâmica. O fluxo de visitantes e veículos pode ter contribuído para o início do fogo, possivelmente com o descarte de bitucas de cigarro ou pequenas faíscas.
As autoridades reforçam a importância da prevenção de incêndios e alertam para cuidados ao visitar áreas de vegetação. Denúncias de atividades suspeitas ou situações de risco podem ser feitas à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros.
A Prefeitura de São João da Boa Vista e as equipes de segurança continuam atuando no monitoramento da Serra da Paulista, garantindo a segurança de moradores, turistas e do meio ambiente.