Reajustes incidem sobre auxílios moradia e alimentação.
A Lei nº 5.487, de 2 de julho de 2025, de autoria do Poder Executivo, alterou os valores dos auxílios moradia e alimentação destinados aos profissionais dos programas Mais Médicos e Médicos para o Brasil.
Na terça-feira (12), o prefeito Vanderlei e o vice-prefeito Dr. José Eduardo dos Reis se reuniram com quatro participantes do programa Mais Médicos: Leonardo Fontanezi, Thiago Araújo, Marcos Rodolfo da Silva e Mário Calixto.
Os médicos representaram os demais colegas que integram os programas federais no município – sendo dez no programa Mais Médicos e um no Médicos para o Brasil.
Eles agradeceram à administração municipal pelo aumento nos benefícios e ressaltaram que a medida evidencia o empenho da atual gestão em valorizar os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Os novos valores estão em vigor desde a publicação da lei: R$ 2.750.00 para o auxílio moradia e R$ 770,00 para o auxílio alimentação.
Também participaram da reunião a diretora municipal de Saúde, Heloisa Trafani; a assessora técnica da Diretoria do Departamento Municipal de Saúde, Rubya Sanny de Carvalho; a coordenadora do Programa Mais Médicos, Jacqueline Cândido; e a diretora técnica de Atenção Primária, Dra. Carolina Sorci.
Os programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil funcionam como estratégia do governo federal para levar atendimento médico a locais onde há escassez de profissionais. O sistema utiliza recrutamento com incentivos, direcionando esses médicos para o atendimento básico no Sistema Único de Saúde (SUS).