Maria Nicolau faleceu em São Paulo neste domingo, 28 de março, conforme comunicado de seus filhos. Professora e Historiadora, Maria Nicolau, ou “Marita” como era carinhosamente chamada por familiares e amigos.
Filha do ex-prefeito e ex-deputado Miguel Jorge Nicolau, Marita era graduada em língua e literatura inglesa pela PUC-SP; Pós-graduada em Tradução inglesa pela USP; Mestre em história social (PUC-SP); Doutora em ciências da linguagem (UNIVAS).
Possuía experiência na área de letras, com ênfase em literaturas estrangeiras modernas, e desenvolvia projetos na área de materiais didáticos em inglês como o livro Downtown is my Classroom/Book 1.
Na literatura infanto-juvenil publicou A história do João do Verso.
Na área de História atuou principalmente nos temas de estudos regionais: lideranças políticas na década de 1950 em São João da Boa Vista.
Seus artigos bilíngues foram publicados na Gazeta de São João, com o título de História Política de São João da Boa Vista/Political History from Saint John of Beauty Vespertine, e a coluna São João Silenciado, também na Gazeta de São João.
Maria Nicolau também lançou um livro em 2013 sobre a história da fábrica textil – FIATECE – com o título “Um prefeito progressista na década de 1950: Uma liderança Petebista na cidade de São João da Boa Vista. A autora faz uma ligação da carreira de seu pai Miguel Jorge Nicolau, ao empoderamento das tecelãs da indústria de tecidos FIATECE.
O período seria de afirmação dos direitos trabalhistas e, na condição de líder do PTB em São João da Boa Vista, Nicolau era visto como defensor dos operários e de seus direitos, daí a preferência eleitoral das trabalhadoras.
Maria Nicolau deixa filhos, netos, uma irmã, e demais familiares. Foi velada e cremada na capital paulista neste domingo, 28 de março.
Nas fotos: Maria Nicolau no lançamento de um de seus livros e um de seus artigos em GAZETA DE SÃO JOÃO.