Masterclasses e oficinas já estão abertas, e as aulas serão ministradas por alguns dos principais artistas do gênero instrumental. O Festival Assad, considerado o maior evento do gênero no país, está com inscrições abertas para as oficinas e masterclasses presenciais, com renomados músicos instrumentais. O festival ocorre anualmente em São João da Boa Vista/SP e será realizado este ano entre os dias 26 e 30 de julho. A programação completa já está disponível para consulta.
As inscrições permanecem abertas até o dia 08 de julho, podendo ser feitas no site oficial do evento ou por correio para o endereço Praça Coronel Joaquim Cândido, 40, Centro, São João da Boa Vista-SP, CEP 13870-149. A expectativa da organização é que mais de 300 pessoas se inscrevam nas oficinas e masterclasses, que serão realizadas no CLAC – Centro Livre de Arte e Cultura.
Entre os músicos e grupos convidados para ministrar as masterclasses e oficinas estão: Nilze Carvalho, Cristina Braga, Quarteto Abayomi, Grupo Mawaca, Carol Panesi e Duo Siqueira Lima.
O FESTIVAL: Com uma temática voltada para o feminino, a 11ª edição do festival trará grupos compostos majoritariamente por musicistas mulheres, visando valorizar o trabalho de grandes artistas e compositoras. Criado em 2012, o Festival Assad proporciona ao público a oportunidade de assistir a apresentações de alguns dos principais nomes da música instrumental contemporânea, além de oferecer oficinas e masterclasses gratuitas.
Segundo Fafá Noronha, diretora e uma das idealizadoras do festival, a ideia de celebrar as artistas mulheres surgiu em 2022 durante a participação no Festival de Verão de Campos do Jordão/SP, que contou com a curadoria das musicistas e cantoras Clarice Assad e Mônica Salmaso. Fafá destaca a importância de valorizar todas as artistas que enfrentam os desafios do mercado musical atual, que reflete a sociedade sexista em que vivemos.


Vânia Noronha, também criadora do evento, ressalta a importância social do festival, que oferece oficinas e masterclasses gratuitas, contribuindo para a formação de jovens músicos. Ela destaca que os shows, oficinas e masterclasses proporcionam uma oportunidade única para estudantes e o público em geral se aproximarem e aprenderem com renomados nomes da música instrumental mundial, de forma gratuita.
O evento leva o nome da família Assad, que conta com membros reverenciados mundialmente, como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad, a cantora, violonista e compositora Badi Assad, e a compositora, arranjadora, pianista e cantora Clarice Assad. Em 2022, Clarice e Sérgio foram indicados ao Grammy pelo álbum “Archetypes”, lançado em maio de 2021, que é uma suíte coletiva em parceria com o Third Coast Percussion. Sérgio e Odair são reconhecidos internacionalmente como um dos melhores violonistas do mundo.
O festival é realizado pelo CLAC – Centro Livre de Arte e Cultura, por meio das leis de incentivo estadual (PROAC-ICMS) e federal (Lei de Incentivo à Cultura). A edição de 2023 contará com o apoio da Prefeitura de São João da Boa Vista/SP e da Unifae, além do patrocínio de empresas como Galvani, Bradesco, Big B, Big Bom Supermercados, Dacota Cabos Elétricos, Dra. Cherie e Grings.
A programação do festival está sujeita a alterações, mas as oficinas serão realizadas das 10h às 12h no CLAC – Centro Livre de Arte e Cultura. Confira as datas e os músicos responsáveis pelas oficinas:
- 27/07 (quinta-feira): Nilze Carvalho – Oficina sobre Ivone Lara
- 28/07 (sexta-feira): Cristina Braga, Ricardo Medeiros e Joca Moraes
- 29/07 (sábado): Quarteto Abayomi
- 30/07 (domingo): Grupo Mawaca
Já as masterclasses ocorrerão das 14h às 18h, também no CLAC – Centro Livre de Arte e Cultura. Confira as datas e os músicos responsáveis pelas masterclasses:
- 27/07 (quinta-feira): Carol Panesi – Improvisação e Criatividade
- 28/07 (sexta-feira): Cecília e Fernando (Duo Siqueira Lima)
- 29/07 (sábado): Cecília e Fernando (Duo Siqueira Lima)
Além das oficinas e masterclasses, haverá uma série de shows durante o festival. As apresentações serão realizadas no Theatro Municipal, com exceção do show do dia 29, às 17h, que ocorrerá no Fonteatro Emílio Caslini – Praça Cel. Joaquim José.
Confira a programação de shows:
- 26/07 (quarta-feira) – 20h30: Nilze Carvalho e Trio
- 27/07 (quinta-feira) – 20h30: Cristina Braga, Ricardo Medeiros e Joca Moraes
- 28/07 (sexta-feira) – 20h30: Carol Panesi, Ajurinã Zwarg e Fábio Leal
- 29/07 (sábado) – 17h*: Quarteto Abayomi
- 29/07 (sábado) – 20h30: Grupo Mawaca
- 30/07 (domingo) – 9h30: Clube do Choro Jorge Assad (Foyer do Theatro)
- 30/07 (domingo) – 11h: Lyra Orchestra de Ribeirão Preto
- 30/07 (domingo) – 19h: Jazzmin’s Big Band
O Festival Assad é reconhecido como o maior evento de música instrumental do país, reunindo músicos de renome internacional em apresentações e masterclasses gratuitas. Com o nome da família Assad, conhecida por sua rica tradição musical, o festival celebra e promove a música instrumental, proporcionando uma experiência única para o público interessado.
Para mais informações sobre o Festival Assad, acesse o site oficial festivalassad.com.br ou acompanhe nas redes sociais: Instagram, Facebook e Youtube.