Espetáculo de dança explora o feminino e o universo dos sonhos em apresentação gratuita no Teatro Lucila Martarello
A renomada coreógrafa e diretora Vanessa Macedo, à frente da Cia Fragmento de Dança, traz ao público o espetáculo La Mariposa. O solo, que explora o universo do feminino e os sonhos, será apresentado gratuitamente em São João da Boa Vista, nos dias 22 e 23 de fevereiro, às 19h, no Teatro Lucila Martarello Astolpho/Cidade das Artes.
La Mariposa: Uma Reflexão Sobre o Feminino e os Sonhos
O solo La Mariposa é uma continuação da pesquisa de Vanessa Macedo sobre a “dança depoimento”, que utiliza memórias, documentos e narrativas para construir uma dramaturgia sensível sobre o corpo e o feminino. O espetáculo mergulha no diálogo entre uma mãe e sua filha, focando em momentos de transformação e reflexões sobre a identidade feminina. A trama envolve o registro dos sonhos da filha pela mãe, resultando em uma poderosa narrativa sobre a presença das mulheres em uma família.
![](https://falasaojoao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Vanessa-Macedo-faz-apresentacoes-gratuitas-em-Sao-Joao-da-Boa-Vista1.jpg)
A experiência é enriquecida com uma forte carga simbólica, explorando o trauma, a ancestralidade, os arquétipos e as sombras que acompanham o feminino ao longo da história. O uso de máscaras, projeções e movimentos de dança inovadores criam uma atmosfera única, em que realidade e ficção se entrelaçam, fazendo com que o público se questione sobre o papel da mulher em diferentes contextos históricos e culturais.
Aproximação com o Público: Arte, Política e Reflexão de Gênero
Com La Mariposa, Vanessa Macedo propõe uma reflexão profunda sobre gênero, através de uma estética que mistura a tradição mitológica com experiências pessoais e sociais. O trabalho convida o público a revisitar representações históricas das mulheres e suas lutas pela autonomia de seus corpos e identidades. A coreógrafa enfatiza a importância do “depoimento pessoal”, uma estratégia cênica que coloca o “eu” como sujeito ativo na construção de suas próprias narrativas.
Cia Fragmento de Dança: 20 Anos de Pesquisa Sobre o Feminino na Dança Contemporânea
Com mais de 20 anos de atuação, a Cia Fragmento de Dança tem se dedicado à pesquisa de representações e performatividades do feminino, refletindo sobre a luta das mulheres e suas narrativas pessoais. Sob a direção de Vanessa Macedo, a companhia é um importante núcleo de produção de dança contemporânea, com diversos trabalhos premiados e aclamados no Brasil e no exterior.
Serviço:
La Mariposa – Espetáculo de Vanessa Macedo
Quando: 22 e 23 de fevereiro, às 19h
Onde: Teatro Lucila Martarello Astolpho/Cidade das Artes, Rua Santo Antônio, 632 – São Benedito, São João da Boa Vista
Ingressos: Gratuitos, distribuídos uma hora antes na bilheteira
Duração: 45 minutos
Ficha Técnica:
- Coreografia, direção, dramaturgia e intérprete: Vanessa Macedo
- Assistência de direção: Maitê Molnar
- Produção executiva: Movicena Produções
- Assessoria de imprensa: Pombo Correio
- Apoio: Lei Paulo Gustavo, Edital 20/2023 – Difusão Cultural
Crédito da Imagem: Ana Clara Poltronieri