Sexta-feira, Fevereiro 23, 2024

Semana Guiomar Novaes começa neste sábado, com grandes atrações

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael trabalha na redação do Fala São João desde sua fundação em 2012. Nos anos seguintes, ele liderou o setor de marketing da empresa e publicou mais de 4.000 artigos — um mix de notícias de última hora, notícias policiais, notícias políticas e muito mais.

O tradicional evento do município de São João da Boa Vista, que presta homenagem à uma das maiores pianistas brasileiras, Guiomar Novaes, ocorre de 18 a 26 de setembro, totalmente gratuito, de forma híbrida – presencialmente e no formato online pela plataforma e aplicativo #CulturaEmCasa TV União.

O festival é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por intermédio da Amigos da Arte, em conjunto com a Prefeitura de São João da Boa Vista e o Departamento de Cultura.

A apresentação de Sérgio Britto ocorre no sábado, 25 de setembro, às 19h, no Theatro Municipal. Os teatros Estação e Cidade das Artes também serão palcos das demais atrações (confira locais e programação completa abaixo).

Música, ópera, teatro e dança são algumas das linguagens artísticas que compõem a 44ª edição da Semana Guiomar Novaes, além de uma exposição especial de Mostra Visuais. O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, com participação especial do pianista Hercules Gomes, abre o evento no sábado (18), a partir das 19h.

Estão na agenda a ópera cômica Gianni Schicchi, baseada no Canto XXX do Inferno, da Divina Comédia de Dante Alighieri; a Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista; o espetáculo Síntese com a Cia. Corpo de Baile do Theatro Municipal de São João da Boa Vista; a peça teatral Shakespeareana: A Voz Feminina Shakespeare; o recital de piano Academia de Letras convida Cláudio Richermecom interpretações de clássicos que o pianista estudou com Guiomar Novaes, de quem foi discípulo; a Orquestra de Cordas Sanjoanense; o espetáculo Piano a 5; e o Grupo Raça Cia. de Dança, com a apresentação de Raça, por Elas, encerrando a programação. O formato presencial será realizado seguindo todos os protocolos sanitários do Plano São Paulo, além da transmissão ao vivo pela TV União, parceira do projeto.

Durante o evento será realizada a etapa final do Concurso de Piano Guiomar Novaes, ação que integra o #JuntosPelaCultura2021, programa do Governo do Estado de São Paulo para fomento e difusão cultural que une estado, prefeituras e segmentos artísticos para desenvolver a cultura e a economia criativa em todas as regiões de São Paulo.

Foram selecionados 20 pianistas na primeira etapa do concurso – 10 na categoria erudito e 10 no segmento popular. Agora, os classificados se apresentam durante o evento para o Prêmio Guiomar Novaes. Serão escolhidos os vencedores do concurso, divididos em 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria, por júri especializado composto por Amilson Godoy, Carlos Navas, Claudio Richerme, Lilian Barretto, Mara Nascimento e Marcelo Bratke.

Na categoria erudito concorrem os músicos Caio Vital, Carlos Vogt, Emilly Alberto, Guilherme Frazatto, Ingrid Uemura, João Pedro Camargo, Jordan Alexander, Lucas Thomazinho, Mateus Restani e Vinícius Benalia Penteado. E na popular, o seguintes pianistas: Adolfo Mendonça, André Repizo, Carla Pronsato, Fábio Leandro, Lele Villela, Nichollas Maia, Oscar Aldama, Paulo Maia, Samuka Cartes e Vitor Arantes.

“A realização da Semana Guiomar Novaes é uma grata missão, viabilizada graças à parceria já consolidada com o município de São João da Boa Vista. E este ano, o formato presencial e online ampliará ainda mais a difusão deste evento, tão importante no calendário cultural de São Paulo, para outros estados do país”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

“Muito feliz em poder retomar os eventos presenciais, em especial na Semana Guiomar Novaes, tão importante para o nosso município. Em parceria com a Amigos da Arte, esperamos apresentar arte e cultura com muita qualidade à população, além de levar o nome da cidade e de nossos artistas para todo o país, através das transmissões online”, destaca Maria Teresinha de Jesus Pedroza, prefeita de São João da Boa Vista.

Sobre Guiomar Novaes – A artista nasceu em São João da Boa Vista, em 1894. Considerada uma das melhores pianistas do mundo, a sanjoanense conquistou o primeiro lugar para estudar no Conservatório de Paris. Na Europa, participou de concertos em Paris, Londres, Genebra, Milão e Berlim. Foi convidada pela Rainha Elizabeth II para ser uma das atrações da inauguração do “Queen Elizabeth Hall”, em 1967.

No Brasil, se apresentou nos teatros municipais de São Paulo e Rio de Janeiro e recebeu diversas condecorações e homenagens. A morte foi registrada em São Paulo, no dia 7 de março de 1979.

Sobre a Amigos da Arte – A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras e do Museu de Diversidade Sexual (MDS), trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004.

Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 15 anos, a entidade desenvolveu 58 mil ações que atingem mais de 25 milhões de pessoas.

Programação – 44ª Semana Guiomar Novaes 2021
18 à 26 de setembro – São João da Boa Vista

18 a 26/09 – Mostra de Artes Visuais: Desenho, Pintura, Escultura e Fotografia (Foyer do Theatro Municipal);

18/09 – Sábado (19h) – Concerto de Abertura com Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo/participação especial do pianista Hercules Gomes (Theatro Municipal);

19/09 – Domingo (11h) – Ópera Gianni Schicchi (Theatro Municipal);

19/09 – Domingo (19h) – Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista (Theatro Municipal);

20/09 – Segunda-Feira (19h) – Corpo de Baile do Theatro Municipal de São João da Boa Vista – Marius Petipa (Theatro Municipal);

21/09 – Terça-Feira (19h) – Concurso Piano/3 eruditos e 3 populares (Theatro Municipal);

22/09 – Quarta-Feira (15h) – Shakespeareana: A Voz Feminina Shakespeare (Estação das Artes);

22/09 – Quarta-Feira (19h) – Concurso Piano/4 eruditos e 3 populares (Theatro Municipal);

23/09 – Quinta-Feira (19h) – Concurso Piano/3 eruditos e 4 populares (Theatro Municipal);

24/09 – Sexta-Feira (17h) – Prosa ao Piano: Guiomar e outras notas (Academia de Letras convida Claudio Richerme);

24/09 – Sexta-Feira (19h) – Premiação final do Concurso de Piano/Concerto: Piano A 5, com Desiree Brisac (Theatro Municipal);

25/09 – Sábado (19h) –  Sergio Britto, do Titãs (Theatro Municipal);

26/09 – Domingo (11h) – Orquestra de Cordas Sanjoanense (Cidade das Artes);

26/09 – Domingo (18h) – Grupo Raça Cia. de Dança (Theatro Municipal)

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Biografia de Ir. Clemente: Uma Jornada de Fé, Serviço e Devoção

Consagração do Santíssimo Redentor - Província Nossa Senhora Aparecida IRMÃO CLEMENTE C.Ss.R.(WALDEMAR ÚRSULA DE JESUS) *21.10.1933 +20.02.2024Nasceu no dia...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -